O agente de futebol Jorge Mendes foi ao Web Summit receber um prémio pelo que fez pelo negócio do futebol. E explicou o segredo para valorizar jogadores jovens, em especial os portugueses.
Corpo do artigo
Falar da evolução do futebol português no mercado internacional é falar de dois nomes, para Jorge Mendes: Cristiano Ronaldo e José Mourinho, o jogador e o treinador que marcaram a posição atual do futebol nacional nos mercados mais competitivos, para o agente.
Jorge Mendes recebeu esta terça-feira no Web Summit em Lisboa, o prémio do evento para o empreendedor que teve contributo decisivo para de "Inovação para o Desporto". Ao agradecer o galardão, entregue pela primeira vez no certame, Jorge Mendes deixou elogios a alguns dos profissionais com quem se cruzou, em especial a Cristiano Ronaldo.
"Eu acredito que Cristiano Ronaldo vai vencer a Bola de Ouro deste ano e no próximo vai ter novamente a oportunidade de concorrer pelo prémio. Como podem perceber ele está a jogar muito bem neste momento. A Juventus evoluiu muito desde o momento em que ele chegou. Para mim é o melhor do mundo, o melhor de sempre."
E foi com Cristiano Ronaldo que tudo mudou no negócio do futebol em Portugal, explica Jorge Mendes. Com Cristiano Ronaldo, mas também com José Mourinho. "Antes da transferência de Ronaldo para Manchester, era impossível transferir um jogador para Inglaterra. Eu ligava para todos os clubes e nada. Lembro-me do caso de Ricardo Carvalho, um jogador de topo, dos melhores centrais da Europa".
Ricardo Carvalho acabou por se tornar, em 2005/2006, uma das mais caras vendas de sempre do futebol português para o estrangeiro. Assinou pelo Chelsea após a chegada de José Mourinho a Londres, mas apenas um ano depois de Ronaldo ter chegado a Manchester.
O exemplo de Cristiano Ronaldo continua a influenciar a forma de trabalhar de Jorge Mendes. "Eu busco jogadores, jogadores de 17, 18 ou 19 anos com talento. Depois, o mais importante para mim, hoje, não é encontrar o clube certo para colocar os jogador, é encontrar treinador certo é isso que faz a diferença. Por exemplo, quando Ronaldo assinou pelo United, só um treinador [Alex Ferguson] disse que ele ia jogar 50% dos jogos, pelo menos. Os restantes clubes queriam quer Ronaldo ficasse no Sporting mais um ano".
É este o segredo de Jorge Mendes para potenciar um jovem, como diz, fez com João Cancelo ou Bernardo Silva: encontrar talento e logo depois o clube certo, com o treinador certo para apostar no jogador.
Sobre os atletas portugueses da nova geração, o agente de futebol não tem dúvidas. "Hoje temos jogadores com a qualidade suficiente para ganhar o próximo europeu e, quem sabe, na próxima oportunidade o mundial".