Rúben lança desafio do bicampeonato e Coates canta: "Fica, Amorim!" Milhares fazem a festa do Sporting campeão
O Sporting sagrou-se este domingo campeão nacional de futebol pela 20.ª vez na história, tendo aproveitado a derrota do Benfica em Famalicão. Recorde a festa dos leões que também passou pela TSF.
Corpo do artigo
Depois de horas de festa, os jogadores e a equipa técnica do Sporting estão já a regressar a Alvalade. Também os adeptos começam a sair do Marquês.
O Sporting aproveitou o deslize do Benfica para conquistar o título. Da 1.ª à 32.ª jornada, os leões marcaram 92 golos.
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, agradeceu o trabalho de todo o staff leonino e mandou uma boca aos críticos.
"Disseram que só ganhávamos de 18 em 18 anos, disseram que só tínhamos sido campeões sem público e disseram que nunca seríamos bicampeões outra vez. Veremos!", disse o treinador do Sporting no palco do Marquês de Pombal.
"Vamos a despachar que eu tenho um avião para apanhar amanhã", disse Rúben Amorim, em tom de piada, assumindo que pode ser "muito cedo para a fazer".
Sebastián Coates assume o microfone para dizer o que todos queriam ouvir "Nós somos campeões."
O capitão leonino agradeceu o apoio a todos os sportinguistas e pede que "fique Amorim". Coates também agradeceu "aos companheiros e ao staff", e deu a vez ao "mister".
O dinamarquês Morten Hjulmand já aponta à conquista da Taça de Portugal, assumindo, ainda assim, que a final frente ao FC Porto será "difícil".
"Vamos tentar vencer a Taça, também, para termos outro troféu. Sabemos que será difícil", disse o médio aos jornalistas no Marquês de Pombal.
Hjulmand deixa ainda uma palavra aos jogadores menos utilizados: "Quando entrou um jogador que não jogava tanto, teve um bom desempenho. Isso é importante."
Luís Neto não sabe se irá continuar no Sporting na próxima época, mas quer continuar a jogar. Quanto a Rúben Amorim, não tem dúvidas.
"Amorim no Sporting, o Neto não sei. Tenho contrato até junho e depois não sei", disse, referindo que a intenção passa "claramente por continuar a jogar".
Com pouca utilização, o defesa explica de que forma ajuda a equipa: "Eu sinto que consigo carregar a minha energia e a minha crença em torno de um objetivo comum. É uma vitória incontestável da equipa. Fomos claramente a melhor equipa, o melhor grupo."
O primeiro a assumir o microfone do palco montado no Marquês de Pombal foi Paulinho, o célebre roupeiro do Sporting.
"Obrigado a toda a gente que deu apoio até ao fim do campeonato. Obrigado a todos os sportinguistas", disse Paulinho.
No final, os adeptos cantaram pelo ícone dos leões.
O autocarro panorâmico que leva a equipa campeão nacional de futebol acaba de chegar ao mar de multidão que a espera na rotunda do Marquês de Pombal.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou hoje o Sporting pela conquista do 20.º título de campeão nacional, destacando a "inolvidável conquista" dos leões.
"Numa noite de enorme festa e celebração para todos os sportinguistas, destaco a excelente prova realizada pelo clube, face a adversários que, pela dedicação e empenho demonstrados, apenas valorizaram mais esta inolvidável conquista do clube", assinalou Fernando Gomes, na página oficial da FPF.
O dirigente máximo do futebol português começou por felicitar o clube, estendendo os parabéns aos jogadores e à equipa técnica, que frisou ser "superlativamente" liderada pelo treinador Rúben Amorim.
Na mesma nota, Fernando Gomes deixou palavras de felicitação à estrutura do clube e ao seu presidente, Frederico Varandas, bem como aos adeptos leoninos: "Faço ainda os meus votos de que festejem com justificada alegria este grande feito."
"Expresso ainda o meu desejo de que a festa do título decorra, em todo o país, de forma a dignificar condignamente uma tão relevante conquista dentro das quatro linhas", concluiu o dirigente, reiterando os parabéns ao novo campeão nacional.
Desde discursos de Rúben Amorim no balneário até os golos e os festejos dos adeptos, é em três minutos e 30 segundos que o Sporting resume a época em que se consagrou campeão pela 20.ª vez.
O diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, considera que o clube mereceu o título e deu uma achega sobre a continuidade ou não de Rúben Amorim.
"Acho que vamos ser todos felizes hoje e vamos continuar a ser felizes", disse Hugo Viana.
O diretor desportivo afirma que a vitória frente ao Benfica foi um jogo-chave: "Sim, acho que houve um ou outro jogo a mais do que esse, mas obviamente que o jogo do Benfica em casa pode ter sido o jogo-chave da época."
Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, já felicitou a equipa do Sporting pelo "excelente campeonato, competitividade e garra que demonstraram jornada a jornada".
É através de uma publicação nos stories do Instagram que Ronaldo parabeniza os campeões nacionais.
Os quatro autocarros panorâmicos com os atletas, equipa técnica, staff e as famílias do Sporting estão prontos para sair de Alvalade e percorrer o curto caminho até ao Marquês de Pombal, onde milhares de adeptos se juntam para festejar o título.
Nuno Santos afirma que a equipa estava "à espera de celebrar na próxima semana", já que o Benfica tem "estado bem". Para o jogador de 29 anos, "todos os títulos são bons", reagindo assim à conquista do campeonato.
"Gosto muito" de Rúben Amorim, diz o agora campeão, admitindo não saber qual o futuro do treinador.
Já são largas centenas de adeptos leoninos que festejam no Marquês de Pombal. O Sporting convidou vários músicos e DJ's para animar a festa até à chegada da equipa.
O goleador do Sporting Viktor Gyökeres admitiu que gosta muito de estar no Sporting, mas não prometeu ficar na próxima temporada.
"Eu adoro estar aqui. Tem sido fantástico. Vamos ver o que irá acontecer. Isto é futebol. Não posso prometer nada. Mas tenho contrato com o Sporting e gosto muito de estar aqui. As coisas acontecem muito rápido no futebol e nós temos de nos adaptar. Sem Rúben Amorim? É difícil prever o futuro. É o nosso treinador agora e ainda temos alguns jogos até ao final da época", disse o sueco aos jornalistas.
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, garantiu que vai ficar no Sporting.
"Eu tenho contrato e sou treinador do Sporting (...) Eu fico, eu tenho contrato com o Sporting", disse o técnico em Alvalade aos jornalistas.
Comparando com o título conquistado há três anos, Amorim afirma que "não foi igual": "Tivemos a fase da Covid-19 e não foi igual."
O capitão do Sporting, Sebastián Coates, considerou este domingo que o título deveu-se ao mérito do clube de Alvalade.
"Foi mérito nosso e não há dúvidas de que fomos a melhor equipa do campeonato", disse aos jornalistas ainda em Alvalade.
Coates dedicou o título à família, aos companheiros e a todos os adeptos e rematou: "Esperávamos que isto acontecesse. É muito importante."
O Sporting convida os adeptos a juntarem-se à festa na praça do Marquês de Pombal, no centro de Lisboa. Através das redes sociais, os leões explicam qual a melhor forma de entrar no recinto.
Recorde-se que a Polícia de Segurança Pública está a efetuar revistas por razões de segurança.
O Sporting sagrou-se este domingo campeão nacional de futebol pela 20.ª vez na história, tendo aproveitado a derrota do Benfica em Famalicão, na 32.ª jornada da I Liga.
Assim, os leões, que já somavam 84 pontos, ficam com mais oito do que os 76 das águias, quando há apenas seis pontos por disputar no campeonato.
Os jogadores, equipa técnica e restante staff leonino festeja o título nacional em Alvalade e mais tarde irá para o Marquês de Pombal, no coração de Lisboa. Para já ainda não há adeptos no local, mas a praça já está pintada com as cores do campeão nacional.
Havia um resultado para o Benfica evitar que o título fosse já entregue ao Sporting, mas a águia foi travado por um Puma, aparentemente amigo do leão. O Benfica perdeu este domingo em Famalicão por 2-0, o que fez com que o Sporting se sagrasse campeão nacional de futebol.
Os dois golos do jogo foram marcados na segunda parte, por Puma Rodríguez e Zaydou.
