Rui Borges a caminho do Sporting: "Não deixa de ser um tiro no escuro, mas menos do que João Pereira"
"Acredito que com Rui Borges o Sporting tem mais possibilidades de sair vencedor do que teria com João Pereira", afirma o comentador de futebol da TSF João Nuno Coelho
Corpo do artigo
O comentador de futebol da TSF João Nuno Coelho considera que Rui Borges é uma aposta mais segura do que a aposta que o presidente do Sporting fez em João Pereira. Sublinha ainda assim que a reação do técnico de 43 anos a um "patamar muito mais elevado e a toda a pressão implícita em ser treinador do Sporting com a herança pesadíssima de Ruben Amorim" ainda é uma incógnita.
O Sporting e o Vitória SC terão chegado esta quarta-feira a acordo e Rui Borges prepara-se para suceder a João Pereira como treinador dos leões. A notícia foi avançada pelo jornal Record, que adianta que o técnico de 43 anos irá comandar o primeiro treino em Alcochete já esta quinta-feira.
A chegada do novo treinador do Sporting a Lisboa está prevista para a noite desta quarta-feira, onde deve pernoitar, já que quinta-feira de manhã deverá pisar o relvado da Academia leonina. Rui Borges deverá assinar um contrato válido até junho de 2027.
"Não deixa de ser um tiro no escuro, mas se calhar menos no escuro do que o João Pereira. Isto pode parecer contraditório porque o João Pereira já estava há vários anos no Sporting, tendo passado pelos sub23 e pela equipa B", afirma, argumentando que Rui Borges tem "cartões de visita muito superiores" aos que João Pereira poderia apresentar quando substitui Ruben Amorim.
"Rui Borges tem outro percurso como treinador que João Pereira não tem. Apesar de tudo, há aqui mais potencial de Rui Borges do que de João Pereira. Agora, não deixa de ser sempre imprevisível", sublinha.
João Nuno Coelho assinala o "percurso mais a pulso" do antigo treinador do Vitória SC, que começou por treinar clubes de menor dimensão.
"Não começou num clube grande, começou no Mirandela, onde treinou, por exemplo, o Zaidu e foi um dos responsáveis por tornar o Zaidu um jogador de primeira Liga", justifica, acrescentando que o técnico conseguiu a melhor classificação de sempre no Mafra e no Moreirense.
"Chega ao Vitória SC - onde não fez um campeonato excecional -, mas conseguiu bastante consistência exibicional e na Liga Conferência ficou em segundo lugar na fase de Liga, logo a seguir ao Chelsea. Cartões de visita muito superiores àqueles que João Pereira conseguia apresentar quando chegou à liderança técnica do Sporting", defende.
O jogo de estreia de Rui Borges no comando técnico dos leões está apontado já para este domingo, num derby clássico frente ao Benfica. O comentador desportivo da TSF sublinha que este fator atribuiu uma "enorme expectativa" à chegada do novo treinador.
Para João Nuno Coelho, os sportinguistas têm ainda assim mais hipóteses de vencer o duelo com o novo treinador, apesar do pouco tempo de preparação.
"Eu acredito que Rui Borges é mais sagaz do que João Pereira. Estará mais confortável no seu papel e será desde logo um duelo de treinadores. Muito do que acontecer no jogo se decidirá no plano que cada um deles estabelecer para o derby. Acredito que, com Rui Borges, o Sporting tem mais possibilidades de sair vencedor do que teria com João Pereira", confessa.
O comentador espera por isso um derby "muito vivo", afirmando que Rui Borges já provou que "não dá nada a ninguém".
"É acima de tudo um treinador pragmático e muito realista e o Benfica não vai ter aquelas facilidades que poderia ter com João Pereira. E isto não é diminuir João Pereira. Ele até pode construir uma excelente carreira como treinador, mas não estava preparado para neste momento assumir o lugar mais alto em termos de liderança técnica do Sporting. Para os benfiquistas não será uma boa notícia esta mudança de comando técnico do Sporting", diz.