Rui Borges esfregou a lâmpada e libertou o Genyo de Alvalade: Sporting vence Benfica e lidera Liga com FC Porto
Geny Catamo, que tinha bisado no dérbi da época passada (2-1), apontou, aos 29 minutos, o golo do triunfo dos leões
Corpo do artigo
Era uma vez um treinador chamado Rui Borges que encontrou no reino do leão uma lâmpada mágica. Tal como Aladino fez, o trasmontano esfregou-a e o Geny que saiu lá de dentro concedeu-lhe o primeiro desejo: o Sporting, na estreia do terceiro técnico da época, venceu este domingo em casa o Benfica por 1-0, em encontro da 16.ª jornada, e recuperou a liderança da I Liga portuguesa de futebol, com os mesmos pontos do FC Porto.
O apito inicial está dado no eterno dérbi lisboeta. Os leões fazem aproximações perigosas à baliza das águias e, aos 17 minutos, a muralha amarela que é Trubin não permite o golo a Quenda. Que proeza!
Quem também responde à altura (literalmente) é Franco Israel, que voa para defender o pontapé livre à entrada da área de Kokcu.
Aos 29 minutos, as ameaças convertem-se em realidade. Geny Catamo inaugura o marcador, após assistência de Gyökeres. Depois de ter bisado no dérbi em Alvalade na época passada, o internacional moçambicano volta a ser decisivo frente às águias.
Início da 2.ª parte! O Benfica tenta igualar o marcador, mas os 45 minutos não são suficientes para remediar a desvantagem.
Os leões, agora líderes do campeonato, passaram a somar 40 pontos, os mesmos do FC Porto, segundo, que goleou em casa o Boavista por 4-0, no sábado, enquanto o Benfica, derrotado pela primeira vez na prova na era Bruno Lage, ao 12.º jogo, caiu de primeiro para terceiro, com 38.
Onze do Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste, Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Matheus Reis, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Geovany Quenda.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes e Kokcu; Di María, Amdouni e Akturkoglu.
Suplentes do Sporting: Kovacevic, Debast, Edwards, Harder, Maxi Araújo, Fresneda, João Simões, Mauro Couto e Arreiol.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Issa Kaboré, António Silva, Jan-Niklas Beste, Leandro Barreiro, Benjamín Rollheiser, Vangelis Pavlidis, Arthur Cabral, Andreas Schjelderup.
