Rui Costa? “É o mesmo que perder 8-0 na 1.ª mão e acreditar que vamos vencer 9-0 na 2.ª mão. Parece que não aconteceu nada antes”
No Fórum TSF, os candidatos à presidência do Benfica pedem mais responsabilidade ao atual líder das águias
Corpo do artigo
Rui Costa avançou para a recandidatura à presidência do Benfica e os outros candidatos querem ouvir o que o atual presidente dos encarnados tem para acrescentar nesta corrida eleitoral. No Fórum TSF, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer mostram-se disponíveis para discutir e ouvir as ideias de Rui Costa, mas pedem cautela ao atual presidente na forma como vai gerir o clube até às eleições.
“Eu apelo, mais uma vez, ao bom senso e à responsabilidade de Rui Costa, porque com todas estas alterações, a três meses das eleições, é muito relevante que os compromissos que o Sport Lisboa e Benfica está a assumir com estas novas pessoas contratadas tenham em consideração que estamos a três meses das eleições, porque, obviamente, não está de todo garantido que o Rui Costa vai ganhar as eleições e, portanto, cada uma das outras propostas dos outros candidatos terá, certamente, as suas pessoas para trazer para as suas posições mais importantes da estrutura do clube. Se estivermos a assumir compromissos que vão para lá da data das eleições, isso significa que o clube irá ter que gastar dinheiro e indemnizar pessoas que não fazem parte da proposta das outras candidaturas”, sublinha Martim Borges Coutinho Mayer, que apresentou oficialmente a candidatura na passada quarta-feira.
Mayer lembra que Rui Costa está à frente do clube há quatro anos e não pode apagar aquilo que foi feito nos últimos anos. “Trazendo-as aqui para uma ilustração do futebol, é o mesmo do que tivéssemos perdido 8-0 na primeira mão e agora, vamos dizer assim, olhem, acreditem porque agora na segunda mão vamos ganhar 9-0. Portanto, parece que não aconteceu nada para trás e agora, sim, agora é que vai ser. Não se pode desligar daquilo que aconteceu para trás. É a mesma pessoa que se propõe a liderar essa estrutura e, portanto, os erros foram demasiados, a falta de liderança foi visível em muitos quadrantes”, acrescenta.
Também Cristóvão Carvalho não se esquece do trabalho que foi feito por Rui Costa e dos erros que considera terem sido cometidos. “Estamos a falar de um mandato de quatro anos, aconteceu muita coisa que não pode voltar a acontecer. Tivemos um decréscimo a nível financeiro, que é uma área que atravessa muita dificuldade e, depois, tivemos resultados desportivos muito negativos no futebol e nas modalidades. É preciso mudar isso? É, mas não vai ser mudado com as mesmas soluções que já havia, vindas da sociedade civil, sem estarem ligadas a esta direção.”
Sobre a possível candidatura de Luís Filipe Vieira, Cristóvão Carvalho quer perceber qual a intenção do ex-presidente. “Houve muitas coisas positivas feitas por Luís Filipe Vieira, mas ficou ligado a muitos processos judiciais, que é preciso perceber se vão avançar para acusação ou arquivamento. Foram esses processos que mancharam a imagem e o prestígio do Benfica. Não faz sentido alguém ir a eleições e daqui a uns meses estarmos na mesma situação. Quem chegar ao Benfica tem de chegar de forma limpa e honesta”, assinala.
O Fórum TSF convidou todos os candidatos a participar: João Diogo Manteigas acabou por cancelar por um compromisso inadiável, João Noronha Lopes e Rui Costa recusaram o convite. Rui Costa diz que só estará disponível depois de constituir equipa e programa.

