
Direitos Reservados
O ciclista português venceu hoje pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça, depois de ganhar a nona e última etapa, que ligou Martigny a Saas-Fee, na distância de 156,5 quilómetros. Também o português Tiago Machado ganhou a Volta à Eslovénia.
Corpo do artigo
Rui Costa ganhou a primeira competição desde que se sagrou campeão mundial de estrada ao vencer a última etapa, que terminava com uma contagem especial de montanha, com 14 segundos de vantagem sobre o perseguidor direto, o holandês Bauke Mollema (Belkin Pro), e 24 sobre o terceiro classificado, o suíço Mathias Frank (IAM Cycling).
Na geral, Rui Costa terminou com uma vantagem de 33 segundos sobre o Mathias Frank e de 50 segundos sobre Bauke Mollena. O alemão Tony Martin (Omega Pharma), que liderava até à etapa de hoje, terminou em quarto da geral, a 1.13 minutos do português.
Em conferência de imprensa, Rui Costa disse hoje estar a viver «um dia inesquecível», depois de somar a terceira vitória consecutiva na Volta à Suíça.
«É uma jornada maravilhosa, linda. É incrível que tenha terminado assim, com o triunfo na etapa e na geral pelo terceiro ano consecutivo, algo que nunca ninguém tinha conseguido», disse o ciclista.
Por seu turno, o ciclista português Tiago Machado (NetApp-Endura) ganhou a Volta à Eslovénia em bicicleta, concluindo a prova com 23 segundos de vantagem sobre o russo Ilnur Zakarin (RusVelo) e 33 segundos sobre o italiano Matteo Rabottini (Neri Sottoli).
Na quarta e última etapa da Volta à Eslovénia, disputada entre Skofja a Novo Mesto, o mais rápido foi o italiano Elia Viviani (Cannondale), que concluiu - ao "sprint" - os 153 quilómetros da tirada em 3:24.15 horas.
Tiago Machado completou a etapa no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, conseguindo assim a vitória na geral.
O ciclista português assumiu a liderança da prova no sábado, no final da etapa entre Rogaska e Trije Kralji.