O antigo candidato à presidência do Benfica Rui Rangel lembrou Eusébio como «um símbolo nacional» e um «exemplo de cidadania», tendo apelado às autoridades para que o corpo do antigo futebolista seja depositado no Panteão Nacional.
Corpo do artigo
«É um símbolo nacional. Era um jogador de excelência, dos melhores do Mundo. Era um cidadão humilde, com um sorriso fantástico e os grandes homens não precisam mais do que mostrar a sua humildade. O Eusébio era um exemplo para a nação benfiquista, para o desporto nacional e um exemplo de cidadania», afirmou o juiz desembargador, à saída do velório, que decorre Estádio da Luz.
Rui Rangel frisou que «Portugal e a nação benfiquista estão mais pobres» e que «'todos perderam um pouco, independentemente dos clubes».
Dessa forma, o sócio benfiquista já fez um apelo às autoridades, para que o corpo do "Rei" do futebol nacional seja depositado no Panteão Nacional, à semelhança do que sucedeu com a fadista Amália Rodrigues, também ela um dos maiores símbolos de Portugal.
«As pessoas imortais não morrem. Congratulo-me pelo facto de o Governo português ter decretado três dias de luto nacional e já fiz um apelo às autoridades para que o corpo do Eusébio tenha a distinção que teve a Amália e que vá para o Panteão Nacional, porque merece. Eusébio é Portugal», concluiu.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.