O atleta português Rui Rilva conquistou a vitória na primeira edição da meia maratona de Santander, em Espanha, ao bater nos últimos metros os espanhóis Chema Martínez e José Carlos Hernández Cabrera.
Corpo do artigo
Numa prova em que participaram mais de 2.000 atletas, desafiando a chuva, Rui Silva cumpriu os exigentes 21 quilómetros, nas principais ruas da capital da Cantábria, em uma hora, dois minutos e 47 segundos.
Os favoritos impuseram um ritmo muito forte desde início e, logo aos dois quilómetros, destacou-se um grupo, que incluía os portugueses Rui Silva e Fernando Silva (Maratona), Chema Martínez, José Carlos Hernández Cabrera e o queniano Hillaty Yego.
À passagem dos 10 quilómetros, Rui Silva, Martinez e Cabrera distanciaram-se de Fernando Silva e Yego e permaneceram juntos até ao último quilómetro, com o sportinguista a distanciar-se dos espanhóis na reta da meta.
Chema Martinez gastou mais sete segundos do que Rui Silva, que está a preparar a estreia na maratona (15 de abril, em Roterdão), e Cabrera gastou mais 10, batendo o seu recorde pessoal.
Na prova feminina, a vitória pertenceu à queniana Beatrice Jepchumba, que gastou 1:15.39 horas.