Russell desclassificado após vencer GP da Bélgica de Fórmula 1. Hamilton declarado vencedor
O britânico bateu o seu companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), por 0,526 segundos, mas poucas horas depois foi desclassificado
Corpo do artigo
O piloto britânico George Russell (Mercedes) venceu este domingo o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 14.ª ronda da temporada, disputado no circuito de Spa-Francorchamps. Poucas horas depois foi dado como desclassificado e Lewis Hamilton acabou declarado vencedor.
A desqualificação foi justificada com um relatório do delegado técnico, divulgado após a corrida, que indica que apesar de o carro inicialmente ter sido considerado como dentro do peso mínimo de 798 quilos, acabou abaixo após terem sido retirados 2,8 litros de combustível.
Desta forma, aquela que seria a terceira vitória da carreira de Russell e segunda da temporada passou a ser a 105.ª de Hamilton, segunda este ano, enquanto Oscar Piastri (McLaren) foi promovido a segundo e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) fica no degrau mais baixo do pódio.
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) foi promovido do quinto ao quarto lugar, mantendo a liderança do campeonato, agora com 277 pontos e 78 de vantagem sobre Lando Norris (McLaren), que é segundo.
Notícia atualizada às 18h11
