A estadia da Seleção Nacional em Kratovo, é motivo das mais diversas iniciativas, suscita curiosidade, e une dois povos através da identidade cultural e do desporto.
Corpo do artigo
Abriu ao público, esta segunda-feira, em Ramenskoye, cidade vizinha de Kratovo, uma exposição com 15 painéis dedicados a Portugal e à cultura portuguesa.
Todas as obras de arte representam localidades "lusas", nas suas mais variadas correntes artísticas, que integram o património cultural da UNESCO.
O objectivo da exposição, é divulgar Portugal na Rússia, e é a primeira de carácter internacional promovida pelo pelouro turístico e cultural do município local.
Ramenskoye é a pátria de um tipo de loiça tradicional muito parecida com a portuguesa.
Em entrevista aos microfones da TSF, João João, leitor do Instituto Camões e tradutor da cerimónia de abertura, revela que "o nome de Ronaldo impõe respeito e simpatia", numa tentativa de explicar tamanha curiosidade.
Termina, constatando que existe uma procura, cada vez maior, por parte do povo Russo, pela cultura Portuguesa e não só: " Há muita gente a querer vir para Portugal de armas e bagagens".