Rússia: Medidas de segurança sem precedentes para os Jogos Olímpicos de Inverno
A um mês da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, entraram hoje em vigor medidas de segurança sem precedentes, com receio de novos ataques suicidas como os verificados no final de dezembro.
Corpo do artigo
As autoridades estão a filtrar o acesso a Sochi, uma cidade situada entre as margens do Mar Negro e as montanhas do Cáucaso com cerca de 350 mil habitantes, e é vedada a presença de veículos de fora que não possuam uma permissão especial.
Este dispositivo entra em vigor um mês antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, a decorrer na estância de Sochi, de 07 a 23 de fevereiro, e continuará até 23 de março, uma semana após o encerramento dos Jogos Paraolímpicos (de 07 a 16 de março).
Cerca de 37 mil policias e elementos do exército estão mobilizados para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos, que é o maior evento internacional organizado pela Rússia desde o colapso da União Soviética, em 1991.
As medidas de segurança excecionais tinham sido decididas já há muito tempo, especialmente para lidar com a ameaça terrorista, uma vez que o chefe da rebelião islâmica do Cáucaso, Doku Umarov, apelou ao boicote «por todos os meios» aos Jogos de Sochi.