
Facebook do Légia de Varsóvia
O português treinava o Standard Liège, pelo qual conquistou uma taça da Bélgica, na época passada.
Corpo do artigo
O Légia de Varsóvia anunciou, esta segunda-feira, na sua página oficial , a contratação do treinador Ricardo Sá Pinto. O português, de 45 anos, assinou um contrato válido para as próximas três temporadas, com os tricampeões polacos.
O clube polaco não é um desconhecido para Sá Pinto, visto que na época 2011/ 12, quando abraçou a carreira de treinador, ao serviço do Sporting, eliminou o Legia nos 16 avos-de-final da Liga Europa, numa eliminatória que terminou 3-2 (2-2 em Varsóvia e 1-0 em Alvalade ) a favor dos leões, que chegaram às meias-finais dessa edição ( o Sporting acabou eliminado pelo Athletic Bilbao, por 3-4, no agregado).
Este é o sexto clube de Sá Pinto, no estrangeiro, depois de ter orientado o Estrela Vermelha ( Sérvia ), o Ofi Creta ( Grécia ), o Atromitos, onde esteve por duas ocasiões( Grécia ), uma curta passagem pelo Al Fateh ( Arábia Saudita ) e por último o Standard Liège ( Bélgica ), onde esteve nos últimos dois anos. Em Portugal, para além do Sporting, Sá Pinto treinou ainda o Belenenses na temporada 2015 / 16.
Sá Pinto terá como seu adjunto Rui Mota, de 39 anos. A restante equipa técnica será constituída por Ricardo Pereira, que será o treinador de guarda-redes juntamente com Krzysztof Dowhanie, e Guilherme Gomes irá desempenhar a função de preparador físico.
O português encontrava-se livre, depois de abandonar o comando técnico do Standard Liège, onde venceu uma taça belga.
No clube da capital polaca, Sá Pinto vai orientar o médio português ex- Vitória de Guimarães, Cafú, que se encontra emprestado pelo Metz ( França ), desde a época passada.
No Légia de Varsóvia, Sá Pinto irá substituir o técnico croata Dean Klafuric, que foi despedido no dia 1 de agosto , após os polacos terem sido afastados da "prova milionária". O Légia foi eliminado pelo Spartak Trnava ( campeão eslovaco na temporada passada ) por 2-1 ( no agregado dos dois jogos ), na 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Klafuric ainda venceu por 1-0 na Eslováquia, mas a derrota caseira ( 2-0 ) impediu que seguissem em frente na "Champions". Antes, na 1.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Légia tinha eliminado o Cork City ( campeão irlandês na temporada passada e atual líder desta temporada) por 4-0 ( NO agregado dos dois jogos).
O croata tinha assumido o comando técnico em abril, consumando a conquista do terceiro campeonato consecutivo, após o seu compatriota Romeo Jozak ter orientado a equipa durante quase toda a temporada. Nesta época, Klafuric já tinha deixado escapar a Supertaça da Polónia, ao perder por 2-3, frente ao Arka Gdynia, para além de ter iniciado a defesa do título de campeão com uma derrota caseira, por 1-3, frente ao Zaglebie Lubin.
Os polacos, que lutam agora por um lugar na fase de grupos da Liga Europa, foram orientados nos últimos três jogos, pelo treinador adjunto Aleksandar Vukovic. Os três encontros, em que o técnico sérvio comandou a equipa, tiveram os três desfechos possíveis num jogo de futebol : um empate a zero com o Lechia Gdansk , na 3.ª jornada da liga polaca, uma derrota por 1-2 com o Dudelange ( campeão luxemburguês na época passada ), na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, e por último, uma vitória por 3-1, frente ao Piast Gliwice, na 4.ª jornada do campeonato polaco.
À 4.ª jornada da liga polaca, o Légia de Varsóvia ocupa o 5.º lugar , com sete pontos, menos cinco do que o líder, Lech Poznan.