
Benoit Tessier/Reuters
Polónia, País de Gales e Portugal têm um registo demolidor sobre os seus adversários, mas isso de nada conta num Europeu onde as surpresas têm sido a regra.
Corpo do artigo
Suíça-Polónia
Suíça e Polónia vão defrontar-se no primeiro jogo dos oitavos-de-final do Euro2016. É uma estreia nesta fase para ambas as equipas mas, a julgar pelo histórico de encontros entre estes conjuntos, talvez os polacos tenham mais razões para sorrir.
Em 10 jogos entre a Polónia e a Suíça, os polacos venceram quatro vezes, empataram cinco e perderam apenas numa ocasião, num particular em Basileia, em 1976.
O encontro mais recente entre ambas as equipas, em novembro de 2014, acabou terminado com um empate a duas bolas.
Apenas em duas ocasiões estas equipas jogaram a contar para uma competição. Foi no apuramento para o Europeu de 1980, e a Polónia venceu os dois jogos por 2-0.
Ligações entre os adversários:
Roman Bürki e Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund 2015-)
Gelson Fernandes e Kamil Grosicki (Stade Rennais FC 2014-)
País de Gales-Irlanda do Norte
Pelo menos uma das três equipas que o Reino Unido colocou nos oitavos-de-final vai cair, o que indica também que, na pior das hipóteses, uma vai sobreviver.
País de Gales e Irlanda do Norte têm história, mas há 36 anos que os galeses não conhecem a derrota. No total são 44 vitórias para o País de Gales, 24 empates e 27 derrotas. Os galeses não perdem há oito, com quatro vitórias e outros tantos empates, desde 1980.
O último encontro entre ambas as equipas foi em maio, e terminou com um empate a uma bola. A contar para competições oficiais, estas equipas apenas se encontraram em duas ocasiões, na qualificação para o Europeu de 1968. Um empate a zeros em Belfast e uma vitória por 2-0 em Cardiff foram os resultados.
Croácia-Portugal
Se os portugueses têm a história a seu favor, os croatas tem um presente muito complicado de manchar. Portugal venceu os únicos três confrontos que teve com a Croácia sem conceder um único golo. Mas a Croácia está invencível há 10 jogos, e até vem de uma vitória contra a Espanha, por 2-1, onde até começou a perder.
Portugal vai tentar dar uma sapatada na onda de três empates na fase de grupos já nestes oitavos-de-final da competição, defrontando uma equipa contra a qual nunca perdeu.
A história de Portugal e da Croácia começou no Euro96, na fase de grupos, com uma vitória portuguesa por 3-0, numa altura em que os croatas já estavam qualificados. Portugal acabaria por passar em primeiro. Seguiu-se um jogo particular em 2005, em que Portugal venceu por 2-0 e, mais recentemente, nova vitória portuguesa, num particular em 2013, por 1-0, com o golo a ser marcado por Cristiano Ronaldo.
Ligações entre os adversários:
Eduardo, Gordon Schildenfeld, Marko Rog, Ante Coric e Marko Pjaca (GNK Dinamo Zagreb 2014-)
Luka Modric, Cristiano Ronaldo e Pepe (Real Madrid CF 2012-)
Mateo Kovacic, Cristiano Ronaldo e Pepe (Real Madrid CF 2015-)
Danijel Subasic, João Moutiho e Ricardo Carvalho (AS Monaco FC 2013-)
Ivan Perisic e Vieirinha (VfL Wolfsburgo 2013-15)