A seleção nacional nunca caiu na fase de grupos e o mesmo se aplica aos islandeses, nem que seja porque nunca estiveram no Europeu.
Corpo do artigo
Histórico entre as equipas:
Ronaldo, Nani, Eliseu e João Moutinho sabem o que é marcar à Islândia.
A primeira vez que Portugal e a Islândia se encontraram foi na qualificação para o Euro2012, com a seleção nacional a vencer ambos os jogos. Ronaldo marcou um golo na vitória por 3-1 em Reykjavík e Nani bisou no triunfo caseiro por 5-3, no Porto.
Factos sobre a Portugal:
Portugal vai para o seu sexto Europeu consecutivo e o sétimo no total (1984). Nunca antes a seleção nacional caiu na fase de grupos.
O melhor registo da seleção nacional foi a presença na final de 2004, em casa, onde perdeu por 1-0 com a Grécia.
Portugal chega a este Europeu com sete vitórias consecutivas na qualificação e apenas uma derrota, logo no primeiro jogo, contra a Albânia, em casa. Foi o último jogo de Paulo Bento como selecionador nacional.
O Europeu de 1984 foi o primeiro de Portugal, coroado logo com a chegada às meias-finais, onde a seleção nacional perdeu por 3-2, em prolongamento, frente à França.
Factos sobre a Islândia:
A Islândia nunca participou numa fase final de um Europeu ou Mundial. Juntamente com a Albânia, a Islândia é a única seleção que se estreia numa fase final.
Com uma população de apenas 330 mil habitantes, a Islândia é a nação mais pequena que alguma vez participou num Europeu. Portugal, com 10,5 milhões de habitantes, tem 32 vezes mais população que a Islândia.
Os clubes islandeses jogaram por cinco vezes em França, somando outras tantas derrotas, com 17 golos sofridos e dois marcados.
Ronaldo tem seis golos em europeus, estando a três de Platini, o goleador máximo na história da competição, que jogou apenas o Euro84.
Ronaldo tem 14 jogos em Europeus e está a apenas dois de igualar o recorde partilhado por Lilian Thuram e Edwin van der Sar.
Ligações entre os adversários:
Éder (Portugal) e Gylfi Sigurdsson (Islândia) - Swansea City
William Carvalho (Portugal) e Eidur Gudjohnsen (Islândia) - Cercle Brugge, 2012-13
Ricardo Carvalho e Tiago (Portugal), Eidur Gudjohnsen (Islândia) - Chelsea, 2004-05
Como treinador da Suécia, Lars Lagerbäck defrontou Portugal por duas vezes na qualificação para o Mundial de 2010, tendo somado dois empates sem golos.