Os alemães chegaram por duas vezes ao Europeu como campeões do Mundo e nunca deixaram de marcar presença na final da competição. Sim, perderam sempre no jogo do título, mas isso não interessa.
Corpo do artigo
Alemanha e França disputaram um total de 27 jogos em 85 anos de confrontos. Destes, apenas quatro foram a contar para competições oficiais, mas nenhum deles num Europeu.
Um primeiro facto curioso é que ambas as equipas marcaram 43 golos mas, mesmo com este empate, o registo é melhor para a França, com 12 vitórias, nove derrotas e seis empates. Quer isto dizer que se trata de um confronto onde o empate poucas vezes acontece.
E agora, só para baralhar um bocadinho as contas, há factos muito a favor de ambas as equipas. Em território francês, a Alemanha costuma passar por sérias dificuldades, com apenas duas vitórias em 12 jogos (três empates e sete derrotas). A questão é que dos quatro jogos importantes disputados entre estas equipas, sempre em mundiais, os alemães saíram mais vezes a sorrir.
O primeiro jogo, na definição do terceiro e quarto lugar do Mundial de 58, até caiu para o lado francês, com uma vitória por 6-3, mas o pior ainda estava para vir. Daqui para a frente são 58 anos de seca em jogos oficiais, precisamente desde 1958.
Na meia-final do Mundial de 82, o jogo terminou com um empate a três bolas, mas a Alemanha acabaria por vencer nos penáltis. Mais tarde, na meia-final do Mundial de 86, a Alemanha venceria por 2-0. O último encontro importante aconteceu no Mundial de 2014, nos quartos-de-final e, mais uma vez, os alemães venceram, desta feita por 1-0.
Quer isto dizer que o território onde estas seleções mais gostam de se encontrar é nas meias-finais. A desta noite será a terceira.
A partir do jogo do Mundial de 2014, estas duas seleções só se encontraram mais uma vez, num particular em 2015, com a França a vencer por 2-0.
A Alemanha tem mais experiência em meias-finais de europeus, sendo esta a oitava que disputa. Venceu cinco, quatro delas contra o anfitrião da prova, a quem venceu sempre nesta fase da competição. Já a França vai para a quinta meia-final, com duas vitórias e duas derrotas.
A França ainda não perdeu nos nove jogos disputados este ano e tenta ser a primeira anfitriã a chegar à final de um Europeu desde Portugal, em 2004. Se a Alemanha é a melhor defesa, com apenas um golo sofrido, os franceses têm o melhor ataque, com 11 golos e o maior número de vitórias na prova, quatro, a par da seleção do País de Gales. Nenhuma destas seleções perdeu neste Europeu, mas a França soma apenas um empate e a Alemanha dois.
Nas duas vezes em que a Alemanha chegou ao Europeu como campeã do Mundo, em 1976 e 1992, conseguiu sempre disputar a final, jogos que acabou por perder.
Lesões e suspensões
A França tem a equipa a 100%, depois de Adil Rami e N'Golo Kanté terem cumprido um jogo de suspensão.
A Alemanha tem três baixas para a meia-final: Mats Hummels está suspenso e Mario Gómez e Sami Khedira lesionados.