Turquia e Croácia recuperam a rivalidade no arranque dos jogos do Grupo D. É o segundo confronto entre as duas seleções em Europeus, cada uma conta com uma vitória no bolso.
Corpo do artigo
Histórico entre as equipas:
É o segundo confronto entre a Turquia e a Croácia em europeus. Em 2008, num dos mais dramáticos quartos-de-final da competição, a Turquia venceu nos penáltis. Durante o jogo, registou-se um empate a uma bola, com a Croácia a marcar aos 119 e a Turquia já nos descontos do prolongamento.
As duas equipas também se encontraram nos playoffs de acesso ao Euro2012, mas desta vez sorriu a Croácia, que deixou a Turquia fora da competição.
Croácia e Turquia estrearam-se em europeus em 1996 e defrontaram-se na primeira ronda de jogos. A Croácia venceu por 1-0 e já na altura Fatih Terim, tal como agora, era o treinador da Turquia.
A Turquia ainda não conseguiu vencer a Croácia, somando duas derrotas e quatro empates.
Ambas as equipas estão no mesmo grupo de acesso ao Mundial 2018.
Factos sobre a Turquia:
A Turquia é de extremos. Chegou aos quartos-de-final no Euro2000 e às meias-finais em 2008, mas não participou na competição em 2004 e 2012.
A Turquia qualificou-se como terceira melhor classificada de todos os nove grupos.
A Turquia chegou ao Euro com cinco vitórias e três empates nos últimos oito jogos, sem ter sofrido golos nos últimos três.
Na última visita ao Parque dos Príncipes, a Turquia perdeu por 4-0 com a França, em 1996.
Factos sobre a Croácia:
Esta é a quinta participação da Croácia num Euro, tendo falhado apenas a edição de 2000 desde a independência, nunca tendo superado os quartos-de-final, onde caiu por duas vezes.
A Croácia perdeu apenas um jogo na qualificação, mas mudou de treinador a dois jogos do fim. Ante Cacic, que substituiu Niko Kovac, venceu ambos.
Ligações entre os adversários:
Arda Turan (Turquia) e Ivan Rakitic (Croácia) - Barcelona
Hakan Calhanoglu (Turquia) e Tin Jedvaj (Croácia) - Bayer Leverkusen
Hakan Calhanoglu (Turquia) e Milan Badelj (Croácia) - Hamburgo, 2013-14
Olcay Sahan (Turquia) e Gordon Schildenfeld (Croácia) - Duisburgo, 2008-09
Arda Turan (Turquia) e Mario Mandzukic (Croácia) - Atlético Madrid, 2014-15