A história é favorável aos húngaros, mas há poucas equipas em melhor forma atualmente do que os austríacos. Está tudo em aberto.
Corpo do artigo
Histórico entre as equipas:
Áustria e Hungria são velhos conhecidos, que se vão defrontar pela 138ª vez. E há poucas equipas em melhor forma do que os austríacos, que não perderam um único jogo da qualificação, vencendo os últimos nove (num total de 10).
A história é mais favorável aos húngaros, que somam 66 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, numa rivalidade que remonta a 1902.
Muita histórica, mas poucos encontros verdadeiramente a sério entre ambas as seleções, que apenas se encontraram uma vez em fases finais, no Mundial de 1934, com os húngaros a vencerem por 2-1 em direção às meias-finais.
A Hungria chegou pela última vez a uma fase final no Mundial de 1986, tendo encontrado a Áustria na qualificação. Nos dois jogos, os húngaros saíram a rir-se, com vitórias por 3-1 e 3-0. Foi a última vez em competições oficiais que ambas as seleções se encontraram.
O encontro mais recente, de caráter particular, remonta a 2006, com uma vitória da Hungria por 2-1.
Factos sobre a Áustria:
Esta é a primeira vez que a Áustria marca presença num Europeu através da qualificação (em 2008 foi co-organizadora).
Com o melhor registo um terceiro lugar no Mundial de 1954, a última vez que a Áustria se qualificou para uma grande competição foi no Campeonato do Mundo de 1998.
Juntamente com a Roménia, Inglaterra e Itália, a Áustria não perdeu qualquer jogo da fase de qualificação, onde começou com um empate para depois vencer os nove encontros seguintes.
A única vez que a Áustria jogou em Bordéus foi em 1984, num jogo de caráter particular, onde perdeu por 1-0 frente à França.
Factos sobre a Hungria:
Este é o primeiro Europeu da Hungria desde 1972 e a primeira grande competição desde o Mundial de 1986.
A Hungria nunca jogou um Europeu com mais de quatro equipas (1964 e 1972).
Em mundiais, a conversa é outra, com a Hungria a chegar às finais de 1938 e 1954, perdendo para a Itália e para a Alemanha Ocidental, respetivamente.
Para chegar ao Europeu, a Hungria teve de ultrapassar a Noruega no play-off da qualificação.
O guarda-redes húngaro Gábor Kiraly vai tornar-se no mais velho jogador de sempre num Europeu, caso chegue a jogar. Tem 40 anos e 74 dias. Lothar Matthäus ainda é o detentor do recorde, ao defrontar Portugal no Euro2000, com 39 anos e 91 dias.
Ligações entre os adversários:
Christian Fuchs (Áustria) e Ádám Szalai (Hungria) - Schalke, 2013-14
Michael Gregoritsch (Áustria) e Zoltán Stieber (Hungria) - Hamburgo, 2015-16
O defesa austríaco György Garics nasceu na Hungria e tem nacionalidade húngara.
Marcel Koller, treinador da Áustria, jogou contra a Hungria como jogador, pela Suíça, na qualificação para o Euro96 (2-2).