Na relação em campo destas duas equipas estão um Mundial e um Europeu que deixaram marcas. Será o jogo de esta quarta-feira um tira-teimas?
Corpo do artigo
Histórico entre as equipas:
Roménia e Suíça somam 12 encontros, com cinco vitórias para cada lado e dois empates.
Na mente dos suíços está certamente o confronto com os romenos no Mundial de 1994, na fase de grupos. Inspirada, a Suíça, comandada pelo atual selecionador inglês, Roy Hodgson, venceu por 4-1 a Roménia de Anghel Iordanescu, o ainda selecionador dos romenos.
A Roménia iria recuperar e vencer o grupo. A Suíça passaria no segundo lugar para perder logo nos oitavos-de-final. A Roménia caiu apenas nos quartos-de-final.
Dois anos antes, na qualificação para o Euro92, foi a Roménia quem deu a estocada final na Suíça. A precisar de um ponto no último jogo, em Bucareste, perdeu por 1-0 e falhou a qualificação.
Factos sobre a Roménia:
A Roménia não conseguiu vencer um único jogo na sua última presença num Europeu, em 2008, com dois empates e uma derrota, e apenas um golo marcado.
Sem derrotas na qualificação para este Europeu, com cinco vitórias e cinco empates, a Roménia foi a melhor defesa, com apenas dois golos sofridos.
A Roménia jogou por três vezes, sempre jogos de caráter particular, no Parque dos Príncipes. Venceu o primeiro por 2-1, em 1967, e perdeu os seguintes, em 1969 e 1974, por 1-0.
Factos sobre a Suíça:
A Suíça não empatou na qualificação, tendo somando sete vitórias e três derrotas, duas delas contra a Inglaterra.
Este é o primeiro Europeu para os suíços desde que co-organizaram a competição em 2008 com a Áustria. Nesse Europeu, os suíços perderam os dois primeiros jogos para depois vencerem na despedida, por 2-0, frente a Portugal.
Essa vitória contra Portugal foi a primeira em nove jogos em europeus. Nunca passaram da fase de grupos.
A Suíça jogou no Parque dos Príncipes em cinco ocasiões, registando uma vitórias, dois empates e duas derrotas. Os dois jogos mais recentes, em 1958 e 1963 acabaram empatados.
Ligações entre os adversários:
Viorel Moldovan, treinador adjunto da Roménia, jogou pelos suíços Neuchâtel Xamax e Grasshoppers, tendo acabado o campeonato como melhor marcador em ambas as equipas, em 1996 e 1997.
Gabriel Torje (Roménia) e Gelson Fernandes (Suíça) - Udinese, 2012