Sabia que: Equilíbrio é palavra-chave para os jogos entre Rússia e Eslováquia
É o primeiro jogo da segunda jornada do Euro. Ninguém quer perder, mas o empate também de pouco serve se alguma destas equipas quer voltar aos anos de glória da União Soviética e da Checoslováquia.
Corpo do artigo
Histórico entre as equipas:
O equilíbrio é a palavra-chave nos confrontos entre russos e eslovacos. A última vez que ambas as equipas se encontraram em jogos a contar para competições oficiais foi na qualificação para o Euro2012, sempre com vitórias por 1-0 para quem jogava fora.
Miroslav Stoch, avançado eslovaco, é o único nome que resta de ambas as seleções que já marcou um golo à outra.
Na qualificação para o Mundial de 2006, mais dois jogos equilibrados, com um empate a uma bola em Moscovo e um jogo sem golos em Bratislava.
Em maio de 2014, na última vez que estas seleções se encontraram, Kerzhakov marcou o único golo do encontro, dando a vitória à Rússia.
Ainda como União Soviética e Checoslováquia, estas seleções tiveram momentos de glória uma contra a outra a caminho da conquista dos europeus de 1960 e 1976. Primeiro a União Soviética, em 1960, ao vencer a Checoslováquia por 3-0 nas meias-finais da competição. Depois a Checoslováquia, no acesso ao Euro1976, ao vencer a União Soviética por 4-2 no conjunto das duas mãos.
Factos sobre a Rússia:
Este é o quarto Europeu consecutivo da Rússia, e o quinto em seis como nação independente.
A União Soviética venceu a edição inaugural do Euro, em 1960, e terminou no segundo lugar em 1964, 1972 e 1988. Como Rússia, o melhor resultado foram as meias-finais da edição de 2008.
Factos sobre a Eslováquia:
Esta é a estreia da Eslováquia em europeus como nação independente. Enquanto Checoslováquia venceu o Europeu de 1976 e terminou em terceiro em 1960 e 1980.
Oito dos 11 jogadores que começaram de início na final do Euro76 contra a Alemanha Ocidental eram oriundos da Eslováquia.
A Eslováquia qualificou-se para o Euro2016 ao iniciar o Grupo C com seis vitórias, incluindo um triunfo por 2-1 contra a Espanha, que estava há 36 jogos, ao longo de nove anos, sem perder em qualificações.
Ligações entre os adversários:
Ján Durica (Eslováquia), Roman Shishkin e Aleksandr Samedov (Rússia) - Lokomotiv Moscovo, 2009-
Tomás Hubocan (Eslováquia) e Aleksandr Kokorin (Rússia) - Dínamo Mosvoco, 2014-
Kornel Saláta (Eslováquia) e Artem Dzyuba (Rússia) - Rostov, 2013-14