Do hat trick de Vitinha ao bis de Boniface. Braga empata com Saint-Gilloise em jogo com seis golos
Minhotos tentaram desforrar-se dos belgas, mas não foram além de um empate a três bolas. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga empatou esta quinta-feira 3-3 em casa dos belgas do Union Saint-Gilloise, em jogo do grupo D da Liga Europa, complicando as contas do apuramento direto para os oitavos de final.
O primeiro golo do Braga surgiu aos 15 minutos. Num contra-ataque rápido, Ricardo Horta abriu para Vitinha que, fora da área, atirou com potência. O guarda-redes Moris não conseguiu travar o remate e a bola adormeceu no fundo da baliza dos belgas. Estava feito o primeiro para a equipa bracarense.
A vantagem duraria apenas cinco minutos. Os belgas fizeram um cruzamento rasteiro, aproveitando um erro da defesa minhota. Boniface recebeu, virou-se e colocou a bola junto ao poste, sem hipótese para Fabiano.
O empate seria desfeito aos 36 minutos. Na sequência de um livre de Sequeira surge uma cabeçada de Vitinha a colocar a bola no fundo da baliza belga.
Antes do intervalo houve tempo para mais um golo. Com a defesa belga completamente exposta, Ricardo Horta isolou Vitinha perante o guarda-redes e o avançado português chegou ao terceiro golo ao picar a bola por cima de Moris.
Nos primeiros quatro minutos do segundo tempo, o Saint-Gilloise reduziu a desvantagem. Num canto de Teuma, Vanzeir antecipou-se a Tormena ao primeiro poste e cabeceou para fazer o 2-3.
O empate voltou a instalar-se no marcador aos 63 minutos, num golo fácil de Boniface. Depois de um cruzamento na esquerda, o camisola 7 do Saint-Gilloise saltou sozinho e marcou de cabeça, no centro da grande área.
Com este empate, a formação de Braga mantém-se no segundo posto do grupo, agora com sete pontos, menos três do que a equipa belga, que lidera, estando os alemães do Union Berlim no terceiro lugar, com três pontos, e os suecos do Malmo no último, ainda sem pontuar, equipas que se defrontam ainda esta quinta-feira.
Nos primeiros 4 minutos de jogo, o Braga está com mais iniciativa. Aos cinco minutos, um remate de Fabiano sai pouco ao lado da baliza de Moris. Os minhotos viriam a inaugurar o marcador 10 minutos depois, por intermédio de Vitinha. Foi uma oferta do guarda-redes do Saint-Gilloise após um remate à figura.
1580606400505708547
O Saint-Gilloise empata aos 20 minutos, com um remate à meia volta de Boniface. Máxima eficácia das duas equipas neste jogo.
1580608222225801216
Corrida meia hora de jogo, uma jogada vistosa do Saint-Gilloise quase terminou no bis de Boniface. Um minuto depois, a bola volta a passar com perigo na pequena área do Braga. Valeu ao Braga um corte crucial de Ricardo Horta.
Aos 35 minutos, Vitinha bisa e volta a colcar o Braga em vantagem. Um golo de cabeça na sequência de um livre lateral levantado por Sequeira. Golo fundamental para a equipa portuguesa, contra a corrente do jogo. O VAR ainda analisa o lance, que acaba por ser validado.
A cinco minutos do intervalo, Vitinha faz o hat trick. Extremamente eficaz a picar a bola por cima do guarda-redes Moris após nova assistência de Ricardo Horta.
1580612431319269376
O árbitro dá dois minutos de compensação antes do intervalo. É o final da primeira parte, com o Braga bem lançado e em vantagem.
Recomeça o jogo na Bélgica. Aos 3 minutos da segunda parte, na sequência de um canto, Vanzeir reduz a desvantagem. O Saint-Gilloise a aproveitar da melhor forma a primeira oportunidade deste segundo tempo. aos 57 minutos, Rodrigo Gomes, o médio mais à direita do Braga, atira para defesa de Moris. Os minhotos perto do quarto golo.
Boniface cai na grande área do Braga, aos 59 minutos, e os belgas reclamam por grande penalidade, mas o árbitro nada assinala. Quatro minutos depois, o camisola 7 viria mesmo a bisar no jogo, de cabeça. Está feito o empate.
1580623764152205312
Aos 67 minutos, após cruzamento de Sequeira, Vitinha desvia, mas a bola passa pouco ao lado do poste direito da baliza de Moris. Três minutos depois, o jogo é interrompido para que Teuma possa ser assistido após falta de Niakaté, que é punido com cartão amarelo.
O Braga esteve perto de chegar ao quarto golo do encontro num cruzamento/remate de Ricardo Horta, de livre, aos 79 minutos. Três minutos depois, Vitinha cai na grande área dos belgas e fica a pedir grande penalidade. O árbitro nada assinala.
O árbitro dá quatro minutos de compensação e entra em campo o melhor marcador do Braga, Simon Banza. É o tudo por tudo do Sporting de Braga que, neste último minuto de jogo, joga mais com o coração do que com a cabeça.
Terminou o jogo na Bélgica.
Onze do Saint-Gilloise: Moris; Kandouss, Burgess e Van der Heyden; Nieuwkoop, Lazare, Lynen, Teuma e Adingra; Vanzeir e Boniface.
Onze do Braga: Matheus; Fabiano, Tormena, Niakaté e Sequeira; Rodrigo Gomes, Al Musrati, André Horta e Ricardo Horta; Abel Ruiz e Vitinha.
Suplentes do Saint-Gilloise: Imbrechts, Pirard, José Rodríguez. El Azzouzi, François, Puertas, Sykes, Nilsson e Lapoussin.
Suplentes do Braga: Tiago Sá; Victor Gómez, Bruno Rodrigues, Dinis Pinto, Paulo Oliveira, Castro, Diego Lainez, Racic, Gorby, Álvaro Djaló, Iuri Medeiros e Simon Banza.