Tapete verde deu em futebol às três tabelas. Benfica goleia Chaves antes do clássico
Veja os golos. Encarnados venceram o Chaves por 4-0 na antecâmara do encontro com o FC Porto que pode ajudar a decidir o campeonato.
Corpo do artigo
O Benfica recolocou-se a um ponto do FC Porto depois de receber e vencer o Desportivo de Chaves por 4-0, esta segunda-feira, no estádio da Luz. Rafa, Seferovic, João Félix e Jonas marcaram os golos encarnados na noite em que Bruno Lage lançou mais um dos produtos do Seixal: Jota fez os primeiros minutos na equipa principal para o campeonato.
O jogo começou com duas cabeçadas a quebrar a rotina. Primeiro foi Platiny quem ganhou as costas a Samaris e, no interior da grande área, cabeceou para defesa de Vlachodimos. No contra-ataque benfiquista, coube a Rafa desviar com a cabeça um cruzamento de Grimaldo. A bola acabou por ir ter com António Filipe.
TSF\audio\2019\02\noticias\25\golos_benfica_chaves
Os flavienses apresentavam-se na Luz de forma muito fechada: Platiny eram quem, sozinho, pressionava a fase de construção encarnada. Todos os companheiros de equipa ficavam atrás da linha da bola, numa linha de cinco à frente da qual se formava um losango.
Os encarnados recorriam à largura do ataque para quebrar as linhas defensivas flaviense e, aos 18 minutos, a estratégia funcionou. Pizzi cruzou a partir da direita e encontrou João Félix ao segundo poste. O jovem avançado enviou a bola para o centro da grande área, Campi cortou a bola contra Maras e Rafa agradeceu a assistência "às três tabelas" enviando a bola para a baliza deserta.
À passagem da meia hora de jogo foi de novo a largura que permitiu ao Benfica chegar com perigo à baliza. Pizzi cruza a partir da direita e encontra de novo João Félix, que obriga António Filipe a uma defesa apertada. Na recarga, Seferovic falhou a baliza.
Se João Félix já tinha feito uma "semi-assistência" e uma "quase assistência", ao minuto 36 decidiu tratar pessoalmente do assunto. Seferovic descobriu o "miúdo" no corredor central. Disparou de primeira com o pé direito, António Filipe defendeu. A bola sobrou para o pé esquerdo e, desta vez, fuzilou. Estava feito o segundo.
Seis minutos volvidos, foi Seferovic quem celebrou. Gabriel desmarcou o suíço, que seguia pelo corredor central, ligeiramente descaído para o corredor esquerdo. O ponta de lança aguentou a carga de um defesa flaviense e, na hora da verdade, fez a bola passar por António Filipe e marcou o terceiro da noite.
O intervalo chegou com uma vantagem de três golos para os encarnados, algo que lhes permitiu desacelerar na segunda parte.
João Félix e Seferovic ainda ameaçaram logo no início do segundo tempo, mas o Benfica foi deixando que o Chaves ganhasse confiança e era sobretudo através de bolas paradas que criava perigo. Só aos 69 minutos se voltou a ver uma jogada de verdadeiro perigo. Grimaldo soltou uma bomba a mais de 30 metros da baliza e António Filipe aproveitou para fazer voar para a fotografia. Talvez a foto venha a ser emoldurada e pendurada numa parede do guardião flaviense.
Jonas entrou no jogo já depois dos 70 minutos para render Rafa Silva, mas o ímpeto era tal que, três minutos depois já estava a ver o cartão amarelo por ter trocado empurrões com Filipe Melo no interior da grande área flaviense.
António Filipe pareceu tomar o gosto pelas poses para a fotografia. Aos 78', Jonas descobriu Pizzi completamente sozinho ao segundo poste e colocou lá a bola. O médio português rematou de primeira, mas António Filipe voou e fez a bola passar por cima da baliza.
O aplauso da noite ficou guardado para os 80 minutos. Pizzi saía do relvado, mas as palmas eram para quem estava prestes a entrar: o jovem João Filipe - conhecido por Jota - fazia a estreia na Luz. O jovem extremo não precisou de muito tempo para espalhar o caos na grande área flaviense, chegou mesmo a pedir-se penálti.
O jogo não acabou, no entanto, sem que um velho conhecido marcasse: João Félix rasga a defesa flaviense com um passe de morte para Jonas. De novo às três tabelas, Jonas aguenta a carga do defesa, remata contra António Filipe e acaba por ser feliz no ressalto. Aos 90' fez o quarto golo encarnado e fechou as contas da partida.
Com esta vitória, o Benfica soma 56 pontos e fica a apenas um do líder FC Porto. Na próxima jornada, o Dragão recebe o Clássico que pode tirar as teimas ou deixar tudo igual no campeonato.
Já o Desportivo de Chaves continua no penúltimo lugar da Liga, com 19 pontos, mais cinco do que o último classificado Feirense e a quatro pontos da segurança do 15.º lugar.
Rafa inaugurou o marcador aos 18 minutos.
https://www.vsports.pt/embd/50292/m/449754/tsf/ba542325fc869433af417ec2c4eb2097?autostart=false
João Félix dilatou a vantagem encarnada aos 36 minutos.
https://www.vsports.pt/embd/50298/m/449754/tsf/695ff3a5860f7ed45a0004223cf3cd88?autostart=false
Seferovic fez o terceiro aos 43'.
https://www.vsports.pt/embd/50299/m/449754/tsf/67979bdc1ee5cc5484ed339ed83cdd5c?autostart=false
Jonas fechou as contas do jogo aos 90'.
https://www.vsports.pt/embd/50309/m/449754/tsf/e2605a7c570714febef70632dba60280?autostart=false
Onze do Benfica: Vlachodimos, Corchia, Rúben Dias, Samaris, Grimaldo, Florentino Luís, Gabriel, Rafa, Pizzi, João Félix e Seferovic
Onze do Desportivo de Chaves: António Filipe, Paulinho, Maras, Campi, Luís Martins, Costinha, Macedo, Jefferson, Gallo, Platiny e Luther
Suplentes do Benfica: Zlobin, Yuri, Gedson, Zivkovic, Cervi, Jota e Jonas.
Suplentes do Desportivo de Chaves: J.Kuspiosz, Filipe Melo, Ghazaryan, Bressan, Andre Luis, Djavan e Calasan.
O jogo é apitado por Manuel Mota, assistido por Jorge Fernandes e Nelson Cunha. O VAR é Bruno Esteves e o AVAR é Pedro Felisberto.
Leia mais:
- Mais um empate e mais expulsões. Sporting perde oportunidade de se aproximar mais do Braga