Samu lança o único fogo do dragão no duelo frente ao Nacional: FC Porto é mais líder. Veja o golo
Os azuis e brancos seguem, assim, com 15 pontos, mais seis do que o Sporting (à condição) e cinco do que o Benfica
Corpo do artigo
O FC Porto venceu este sábado o Nacional por 1-0 e reforçou a liderança na I Liga de futebol ao somar o quinto triunfo, no mesmo número de provas disputadas até ao momento.
Os azuis e brancos seguem, assim, com 15 pontos, mais seis do que o Sporting (à condição) e cinco do que o Benfica.
A primeira grande oportunidade no duelo surgiu aos seis minutos, com Borja Sainz a disparar para o fundo das redes adversárias. Contudo, o árbitro assinalou fora de jogo.
Apesar da grande posse de bola, os dragões não forçaram a barreira central. O Nacional tentou espevitar-se no jogo, sem grande sucesso.
Aos 11 minutos, Borja Sainz encontrou Rodrigo Mora e surgiu um novo momento para os azuis e brancos, ainda que a bola tenha passado ligeiramente acima da baliza.
Após várias tentativas, o internacional espanhol Samu inaugurou o marcador aos 30 minutos, depois de ter sido assinalada uma grande penalidade a favor dos dragões. João Aurélio viu o cartão amarelo após ter cometido uma falta sobre Borja Sainz, que caiu no interior da área da equipa adversária.
Nos minutos finais da primeira parte, Diogo Costa conseguiu evitar o golo da igualdade, depois de Chiheb Labidi rematar de longe e obrigar a uma defesa apertada.
No arranque da segunda-parte do duelo, os madeirenses tiveram a primeira oportunidade de triunfo: Paulinho Bóia procurou um passe em profundidade, mas Chuchu Ramírez estava fora de jogo.
Os insulares entraram em campo com uma atitude renovada, obrigando os azuis e brancos a redobrarem a atenção. Surgem mais oportunidades para o Nacional, que ainda não conseguiu concretizar.
Aos 73 minutos, Pepê desperdiçou uma oportunidade para reforçar o marcador: apesar de isolado, hesitou no momento do remate e lançou a bola para as bancadas.
Lucas França volta a mostrar resiliência aos 85 minutos e evita, novamente, o segundo golo dos dragões. Já Pepê desperdiça mais uma oportunidade ao rematar baixo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Pablo Rosario, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Froholdt e Rodrigo Mora; Pepê, Borja Sainz e Samu.
Onze do Nacional: Lucas França; João Aurélio, Leo Santos, Zé Vítor e José Gomes; Matheus Dias, Liziero e Laabidi; Paulinho, Pablo e Chucho Ramírez.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Eustáquio, Gabri Veiga, Zaidu, Nehuén, Prpic, Deniz Gül, Alarcón e André Miranda.
Suplentes do Nacional: Kaique, Ulisses Rocha, Witiness, André Sousa, Lucas João, Filipe Soares, Lenny, Joel Silva e Martim Watts.
