A portuguesa Sara Moreira foi hoje a terceira classificada da Maratona de Nova Iorque, terminando em 2:26 horas a sua prova de estreia na distância.
Corpo do artigo
A prova foi dominada pelas atletas quenianas Mary Keitany, vencedora, com 2:25.07, e Semina Sumgong, segunda, com 2:25.10. A outra portuguesa presente, Dulce Félix, gastou 2:35.21, chegando pouco depois do "top-10".
Embora estreante, Sara Moreir chegou a liderar a prova entre os 6 e os 10 km e, mais tarde, até aos 25 km, sensivelmente.
A atleta portuguesa, que acaba de ingressar no Sporting, atrasou-se um pouco por volta dos 32 km, mas rapidamente recuperou. Quando as duas primeiras se isolaram na frente, Sara colocou-se na terceira posição, que não mais abandonou, cortando a meta a 53 segundos da vencedora e com 15 segundos de vantagem sobre a letã Yelena Prokopcuka, quarta classificada.
Há um ano, conforme a própria escreveu ontem no Facebook, estreava-se «no papel de mãe». Para hoje, prometia «empenho», e aí está o resultado: uma estreia nos 42km a subir ao pódio de Nova Iorque.
A prova masculina foi ganha pelo também queniano Wilson Kipsang, em 2:10.59 horas, seguido dos etíopes Desisa Benti, com 2:11.03, e Gebre Gebremarian, com 2:12.13.