"Satisfeito" e "orgulhoso". Soares Dias espera vitória portuguesa sobre a França
O arbitro português regressa a Portugal depois de três jogos no Europeu da Alemanha
Corpo do artigo
Artur Soares Dias é um arbitro feliz com o que fez no Europeu de futebol. À TSF, o juiz português explica que, depois de arbitrar três jogos no Europeu de futebol, quer apenas desfrutar do momento.
"Após esta experiência quero desfrutar do momento, estar orgulhoso de ter representado o nosso país. O futuro logo se verá". Aos 44 anos, Artur Soares Dias não quer pensar no que o futuro lhe reserva.
Fora Europeu, Soares Dias veste a pele de adepto da seleção para o jogo com a França. "Sou português acima de tudo. Só tenho a desejar uma enorme felicidade à equipa nacional. Estou seguro que será um bom desempenho e espero que a vitória seja nossa".
Artur Soares Dias esteve em três jogos do Europeu, dois na fase de grupos, o Polónia-Países Baixos e Inglaterra-Dinamarca e um nos oitavos de final: o Áustria-Turquia. Agora Soares Dias regressa a Portugal.
"Foram vinte e muitos dias de preparação, vinte e muitos dias de concentração, de empenho. Este é o fruto do trabalho de muita gente, não apenas meu, que sou a cara mais exposta. Há muita gente, os meus assistentes, o Paulo Soares, o Pedro Ribeiro, também o Tiago Martins - que fez um trabalho excecional. Mas não só eles, também os preparadores físicos, o conselho de arbitragem, os membros da UEFA, todos permitiram que este sucesso fosse possível".
Esta participação deve abrir portas - e perspetivas - a outros juízes portugueses.
"Estivemos no Euro 2020, nos Jogos Olímpicos, no mundial da Rússia em 2018 como VAR. As competições FIFA e UEFA são sempre momentos marcantes, que sejam momentos de inspiradores para os árbitros que vão representar Portugal, para que consigam repetir essa experiência e elevar bem alto a bandeiro portuguesa".
Para Artur Soares Dias, a arbitragem tem estado ao nível da qualidade do jogo neste europeu.
"Os desempenhos têm sido fantásticos, fruto das orientações e das formações, indicações do comité da UEFA que têm tendência a valorizar o futebol. O que nós árbitros queremos é passar despercebidos, que sejamos mais um elemento a contribuir para um bom espetáculo, para o bom futebol".