Fama surpresa na inauguração. Famalicão vence em Braga no primeiro jogo da Liga
Ricardo Horta, Afonso Rodrigues e Óscar Aranda foram os primeiros a marcar no campeonato. Veja os golos.
Corpo do artigo
O dia dos enganos é a 1 de abril, mas foi no dia 1 do campeonato que Ricardo Horta e Afonso Rodrigues enganaram toda a gente, com Oscar Aranda a completar a surpresa maior. O Famalicão venceu esta sexta-feira o SC Braga por 2-1 no primeiro jogo da I Liga versão 2023/2024.
Ricardo Horta abriu o marcador bem cedo, com um remate surpreendente na conversão de um livre direto, mas Afonso Rodrigues respondeu na mesma moeda no segundo tempo. Em período de compensação, Oscar Aranda consumou a reviravolta.
TSF\audio\2023\08\noticias\11\resumo_braga
Os bracarenses jogam a partida inaugural do campeonato entre as duas mãos da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Face à partida de terça-feira, Artur Jorge lança Serdar, Paulo Oliveira e André Horta para os lugares de José Fonte, Niakaté e Pizzi. Quanto aos famalicenses, João Pedro Sousa não pode contar com Gustavo Sá, que foi expulso na partida da Taça da Liga frente ao Belenenses.
Não fosse este o campeonato português, o primeiro sinal de destaque da Liga foi uma entrada dura de Zaydou sobre Cristian Borja, merecedor de cartão amarelo no entender do árbitro.
Mas, depois de uma entrada feia, um remate lindíssimo. Na sequência da falta, Ricardo Horta enganou toda a gente e fez o primeiro golo da Liga com um pontapé fortíssimo ao primeiro poste.
https://tsf.vsports.pt/embd/88288/m/16570/tsf/cafd8f26f6b54f8765cc5ff7041c97ff?autostart=false
Logo no lance seguinte, o Famalicão quase empatou. Lance pela direita, Liimatta serve Pablo que remata para uma grande intervenção de Matheus.
Viviam-se minutos loucos na Pedreira, já que Victor Gomez cruzou da direita do ataque do SC Braga e Bruma, ao segundo poste, rematou para uma grande defesa de Luiz Júnior para a barra.
Nos minutos seguintes, o SC Braga assumiu por completo o controlo da partida e somou algumas ocasiões de golos.
Aos 37 minutos, o Famalicão ameaçou seriamente o empate. Francisco Moura entrou na área pela esquerda e disparou rasteiro ao segundo poste, mas a bola saiu ao lado.
A partida foi para intervalo com uma vantagem do SC Braga pela margem mínima, mas que a pecar era por escassa. No regresso ao jogo, nenhum dos treinadores mexeu na equipa.
O jogo retomou numa toada mais sonolenta. O Famalicão apostava na tentativa de chegar ao empate, ainda que sem muito risco, enquanto o SC Braga tentava controlar a partida, sem tantas oportunidades para marcar como no primeiro tempo.
Com ambas as equipas a mexer, sorriu o maior risco ao Famalicão perante o conservadorismo do SC Braga. Afonso Rodrigues, um dos jogadores lançados por João Pedro Sousa, apanhou uma sobra ainda longe da baliza e disparou rasteiro para o empate.
https://tsf.vsports.pt/embd/88292/m/16570/tsf/1e38787ad389924d062ba5930bb6ec19?autostart=false
A equipa de Artur Jorge voltou a ser mais pressionante e controladora da partida e Simon Banza, última aposta do técnico, ficou perto do golo, após assistência de Borja.
Mas foi o Famalicão quem surpreendeu. Em período de compensação, Óscar Aranda recebeu na esquerda, tirou dois homens do caminho e disparou para a reviravolta.
https://tsf.vsports.pt/embd/88294/m/16570/tsf/f0db9233402efdbf35336fca4f155f9f?autostart=false
Os bracarenses apostaram no chuveirinho para tentar chegar ao empate no resto dos descontos, mas sem sucesso.
O Famalicão acabou mesmo por surpreender e vencer o SC Braga no arranque da Liga. A equipa de João Pedro Sousa é a primeira líder da edição 2023/2024 do campeonato.
Onze do SC Braga: Matheus, Victor Gomez, Paulo Oliveira, Serdar, Borja, Vítor Carvalho, Al Musrati, Bruma, André Horta, Ricardo Horta e Abel Ruíz.
Onze do Famalicão: Luiz Júnior, Aguirregabiria, Otávio, Riccieli, Francisco Moura, Zaydou, Gustavo Assunção, Dobre, Liimatta, Pablo e Cadiz.
Suplentes do SC Braga: Hornicek, José Fonte, Alvaro Djaló, Zalazar, Joe Mendes, Rony Lopes, Pizzi, Banza e Castro.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Rúben Lima, Lacoux, Topic, Henrique Araújo, Aranda, Justin, Afonso Rodrigues e Nathan,