
Sebastian Vettel é campeão do Mundo de Fórmula 1
Reuters
O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) sagrou-se hoje campeão do Mundo de Fórmula 1 pela terceira vez consecutiva, ao terminar em sexto o Grande Prémio do Brasil, 20ª e última prova da época
Corpo do artigo
Vettel, que aos 25 anos se tornou o mais jovem tricampeão de sempre, concluiu o campeonato com três pontos de vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), segundo classificado no circuito de Interlagos, em São Paulo, à frente do brasileiro e companheiro de equipa Felipe Massa.
A corrida, marcada por um pião de Vettel logo na primeira volta e por inúmeros incidentes motivados pela chuva intermitente, terminou com o "safety car" em pista e Button concluiu as 71 voltas em 1:45.22,656 horas, seguido a ritmo de "passeio" por Alonso, Massa, o australiano Mark Webber (Red Bull), o alemão Nico Hulkenberg (Force India) e Vettel.
Campeão em 2005 e 2006, Alonso partiu para o GP Brasil com 13 pontos de atraso em relação a Vettel, que após a corrida de hoje totalizou 281 contra 278 do espanhol, ajudando a confirmar o título mundial de construtores para a Red Bull, com 460 pontos, mais 60 do que a Ferrari.
Enquanto Button alcançou a terceira vitória da temporada, depois dos triunfos na Austrália e na Bélgica, Michael Schumacher (Mercedes) fez a sua despedida definitiva, terminando nos pontos (7º). Sete vezes campeão do Mundo, o alemão retira-se aos 43 anos, com 308 grandes prémios disputados.