A equipa das quinas, ainda sem Ronaldo, perdeu 1-2 com a Croácia em novo teste. Veja os golos
Corpo do artigo
A seleção portuguesa perdeu este sábado com a Croácia, por 2-1, no segundo jogo de preparação para o Euro2024, no regresso, dez anos depois, ao Estádio Nacional, em Oeiras.
A Croácia marcou cedo, logo aos 7 minutos, de grande penalidade por uma falta de Vitinha na área. Chamado a converter, Modric fez o primeiro. O jogador do Real Madrid atirou colocado, sem hipótese para o guarda-redes Diogo Costa.
Portugal entrou na segunda parte com vontade de mudar o rumo do jogo e aos 48 minutos Bernardo Silva abriu na direita para Nelson Semedo, que desceu até à linha de fundo e cruou para Diogo Jota que só teve de encostar. Pareceu fácil.
No entanto, o empate não chegou a durar nem dez minutos. Aos 56, Pasalic atirou com força à trave e Budimir, na recarga e livre de marcação, cabeceou para fazer o segundo dos croatas.
No Euro2024, Portugal vai disputar o Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).
Logo ao minuto 7, Vitinha faz falta na área e leva o árbitro a assinalar grande penalidade contra Portugal. João Félix leva as mãos à cabeça e os portugueses protestam. Chamado a converter, Modric não desperdiça. Está feito o primeiro golo do jogo e é para os croatas.
Aos dez minutos, a Croácia esteve perto de fazer o segundo. Outra vez Modric, desta vez a rematar ao lado. Dois minutos depois, Diogo Costa recebe aplausos por uma grande defesa. Portugal está a passar por muitas dificuldades, a equipa está muito intranquila do ponto de vista defensivo.
Gonçalo Ramos, aos 25 minutos, tentou um remate acrobático, mas a tentativa saiu muito por cima da baliza. Cinco minutos depois, Vitinha marcou um livre na esquerda, com cruzamento para o segundo poste, mas ninguém chegou para desviar. Nuno Mendes, aos 31 minutos, fica caído no relvado, magoado. O jogador teve vários problemas físicos esta temporada. Pouco depois levanta-se, parece estar recuperado.
Sutalo desvia com a cabeça, com a testa, na sequência de um canto aos 34 minutos. A bola sai por cima. Mais uma vez com tudo o espaço do mundo, quatro jogadores da Croácia ultrapassam a defesa portuguesa sem qualquer problema. Budimir acaba por atingir Gonçalo Inácio na caneleira. O jogador fica queixoso no relvado e o árbitro assinalada falta a favor de Portugal.
Intervalo no Jamor.
Recomeça o jogo e Roberto Martínez faz duas alterações. Tira João Félix e Nuno Mendes e põe em jogo Rafael Leão e João Cancelo. Portugal procura, no início desta segunda parte, soluções para avançar no terreno. Aos 47 minutos, Nelson Semedo cruzou já dentro da área para Diogo Jota que só teve de encostar.
Portugal está mais ameaçador neste segundo tempo. Já a Croácia parece mais adormecida. Numa jogada de grande passividade da defesa portuguesa, aos 56 minutos, a Croácia atira uma bomba à barra e na recarga, de cabeça, Budimir faz o 2-1.
A segunda parte da seleção portuguesa está melhor, mas não entusiasma muito. As bancadas estão em silêncio. Aos 81 minutos, Diogo Costa, com a perna direita, a tirar o terceiro golo à seleção croata. Uma grande intervenção do português, à guarda-redes de andebol. O árbitro dá três minutos de compensação antes do final do jogo.
Bernardo Silva reclama das bancadas apoio para a seleção. Nova grande intervenção de Diogo Costa, agora com a luva esquerda a negar o golo. O jogo vai terminar com um canto para a Croácia.
Terminou a partida.
Onze de Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Vitinha, Palhinha e Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos e João Félix.
Onze da Croácia: Livakovic; Stanisic, Sutalo, Pongracic e Gvardiol; Brozovic, Modric e Kovacic; Majer, Budimir e Kramaric.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Nélson Semedo, Pepe, Ronaldo, Danilo, João Neves, Matheus Nunes, Rafael Leão, Rúben Neves, João Cancelo, Diogo Jota, António Silva, Pedro Neto e Francisco Conceição.
Suplentes da Croácia: Labrovic, Ivusic, Erlic, Vlasic, Perisic, Mario Pasalic, Petkovic, Ivanusec, Sosa, Pjaca, Vida, Juranovic, Marco Pasalic, Sucic e Baturina.