A menos de duas semanas para os Jogos Olímpicos 2024, Paris não instalou nenhum ecrã gigante para acompanhar a meia-final do Euro 2024. O mesmo não acontece noutras cidades francesas, que decidiram instalar fan zones para o jogo desta noite entre a França e a Espanha
Corpo do artigo
Os franceses querem que a equipa de Kylian Mbappé chegue à final para verem a seleção francesa jogar a 14 de Julho, dia da tomada da Bastilha. Em novembro, durante o mundial no Catar, os ecrãs gigantes eram raros, muitos autarcas tinham proibido a instalação de ecrãs em protesto à organização da competição pelo Catar. Dois anos depois, e quando o Euro 2024 acontece na Alemanha, um país que não vai contra os valores sociais e ambientais, os ecrãs gigantes continuam escassos e só começam a surgir nesta fase das meias-finais.
A seleção francesa passará à final após ter eliminado os belgas e os portugueses? Esta é a questão que muitos adeptos franceses se colocam esta terça-feira. Os franceses descrevem uma equipa sólida e defensiva, mas com dificuldade em criar uma estratégia de jogo ao contrário dos espanhóis, que dominam a bola e criam momentos ofensivos.
Aos espanhóis faltam-lhes jogadores suspensos ou lesionados. Aos franceses não faltam jogadores e talvez esta noite estejam menos preocupados, uma vez que, nas últimas semanas, em conferências de imprensa, se mostraram receosos com a situação política em França e não esconderam o medo de a extrema-direita chegar ao poder.
Os adeptos franceses acreditam que é possível chegar à final. No entanto, caso a equipa de Mbappé perca, não será uma surpresa, apontam.
A seleção francesa tem mostrado um jogo sombrio, apenas três golos marcados. Com as eleições legislativas, a incerteza do próximo Governo e os Jogos Olímpicos dentro de pouco mais de duas semanas, a folia neste europeu está apagada. Muitos autarcas preferiram não instalar ecrãs gigantes devido às medidas de segurança necessárias. No entanto, a última vitória, frente a Portugal, acordou os adeptos franceses e o resultado é que várias cidades instalaram ecrãs gigantes para que os franceses pudessem acompanhar o encontro desta noite.
