O seleccionador nacional de sub-20 em futebol, Ilídio Vale, considera que Portugal terá esta madrugada, na estreia com o Uruguai, um adversário que é candidato a vencer o Mundial.
Corpo do artigo
Portugal defronta a partir das 2h00 de Lisboa a selecção sul-americana, no primeiro jogo do grupo B do Mundial de sub-20, em partida agendada para o Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia.
Ilídio Vale elogiou as características da equipa sul-americana - bons jogadores, boa organização e com aspirações ao título -, e defende que Portugal terá que colectivamente ser coeso e confiante para poder ter sucesso.
Gostaria que os jogadores portugueses tivessem muita confiança neles, na sua organização de jogo e na sua organização colectiva, pois um jogador pode ganhar um jogo, mas uma equipa pode ganhar campeonatos e títulos», disse, em declarações ao sítio da Federação (FPF).
Para o seleccionador, a «equipa está preparada e em condições óptimas para iniciar o Mundial da melhor forma» e todos "esperam um início feliz e prometedor», mas é preciso ter uma equipa «solidária e corajosa».
«Estes são os ingredientes fundamentais para o sucesso. Gostaria muito de ver tudo isso na equipa, pois seria sinal que o treinador e jogadores estariam em sintonia naquilo que são os comportamentos que eu penso serem decisivos para o sucesso», acrescentou.
O treinador defendeu ainda que o Mundial da Colômbia será de «grande qualidade e que vai proporcionar ao Mundo uma geração de talentos extraordinária: alguns talentos já confirmados, outros que vão aparecer e dar-se a conhecer».
Portugal terá como adversários na primeira fase, e além do Uruguai, os Camarões e a Nova Zelândia.
Com o jogo de estreia «à porta», o capitão Nuno Reis também falou à FPF, referindo existir uma «ansiedade positiva» na equipa.
«Estamos todos tranquilos, a treinar bem, a evoluir e esperamos fazer um grande jogo», revelou o defesa central, dizendo que Portugal vai encontrar um Uruguai defensivamente «chato» e que a equipa nacional tem que ter «paciência».
Nuno Reis explicou que o adversário «defende com muitos homens»e que Portugal tem que ser paciente: «Não ir no jogo deles. São muito fortes nas transições e temos de ter muito cuidado».