Semana TSF: aumento do suplemento da condição militar, início dos Jogos Olímpicos e outras notícias em destaque

O primeiro-ministro, Luís Montenegro
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
O primeiro-ministro anunciou na sexta-feira a atribuição de um aumento do suplemento da condição militar para 300 euros com efeitos imediatos, aumentando depois anualmente em 50 euros até janeiro de 2026, até atingir 400 euros. Luís Montenegro transmitiu esta medida no final de um Conselho de Ministros alargado aos secretários de Estado do XIV Governo Constitucional, que decorreu no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.
Leia mais: Montenegro anuncia aumento do suplemento da condição militar em 300 euros
As camas dos atletas olímpicos portugueses podem ser programadas para se ajustar à necessidade de quem nelas pousam o corpo cansado do treino e da competição. Um comando e uma aplicação tornam-se acessórios necessários para explorar as funcionalidades deste porto de abrigo para pernas, costas e para os músculos doridos. Numa parceria com uma empresa privada, o Comité Olímpico de Portugal garantiu a instalação destas camas inteligentes, as Ergonomic, nos quartos de cada um dos atletas a competir nos jogos de Paris.
Leia mais: As camas inteligentes dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos
O Sindicato de Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) acusa a administração do banco de "destruir, ignorar e desprezar o diálogo e a paz social". Em comunicado divulgado no site lê-se que a administração tem mostrado "uma postura de total intransigência e irredutibilidade". Destaca ainda alguns exemplos de ações instauradas nos Tribunais do Trabalho e de queixas à Autoridade para as Condições de Trabalho.
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que isenta de IMT e de imposto do selo a compra de casa por jovens até aos 35 anos.
"O Presidente da República promulgou o diploma que, no uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 30-A/2024, de 20 de junho, isenta de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis [IMT] e Imposto do Selo a compra de habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos", refere a nota publicada no site da Presidência.
Leia mais: Marcelo promulga diploma que isenta de IMT e imposto de selo compra de casa por jovens
A diretora dos Serviços Secretos dos EUA, Kimberly Cheatle, demitiu-se na terça-feira, avança a imprensa norte-americana. A demissão acontece um dia depois de a responsável reconhecer que a agência fracassou na sua missão de impedir a tentativa de homicídio contra Donald Trump.
Saiba mais: "Assumo total responsabilidade." Diretora dos Serviços Secretos dos EUA demite-se após atentado contra Trump
A companhia ferroviária francesa disse na sexta-feira que as linhas Atlantique, Nord e Est do comboio de alta velocidade (TGV) foram incendidas de noite, classificando o ato como um ataque massivo, a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos.
Saiba mais: Autoridades investigam danos a linhas ferroviárias do TGV em França. Governo fala em "sabotagem"
À TSF, a detentora do recorde nacional desta disciplina refere que Agate de Sousa "tem todo o potencial" para dar nas vistas nos Jogos Olímpicos de Paris.
Antes do início da competição de atletismo no Paris 2024, a recordista nacional do salto em comprimento, Naide Gomes, deixa conselhos aos atletas que estão pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
Saiba mais: Naide Gomes acredita que Agate de Sousa pode bater (o seu) recorde nacional de salto em comprimento
Norma Azuaje é uma líder comunitária, uma mulher que esteve toda a vida envolvida em movimentos sindicais. Nos anos 80 e 90, chegou a estar na prisão por ter exigido os seus direitos durante o período de Carlos Andrés Pérez, considerado um período muito duro para a classe trabalhadora venezuelana.
Com a chegada de Hugo Chávez, com a participação democrática promovida pelo presidente e um governo de comunas, tornou-se lider numa comunidade que enfrenta uma violência criminosa tremenda, San Juan em Caracas, no distrito capital de Caracas, é uma paróquia muito grande e que, por exemplo, decide a eleição do presidente da câmara de Caracas.
Saiba mais: “Nicolás vai vencer. Não tenho a menor dúvida de que domingo será uma vitória retumbante da revolução”
