O treinador Julen Lopetegui considerou hoje que «só um FC Porto extraordinário em todos os sentidos» pode discutir com o Bayern Munique a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões de futebol. O avançado colombiano Jackson Martínez regressou hoje aos convocados do FC Porto.
Corpo do artigo
«Estamos a falar de um Bayern Munique de máximos históricos. Um dos melhores da história, com um dos melhores treinadores da história, vai exigir-nos uma resposta extraordinária em muitos sentidos, nomeadamente o coletivo. Temos toda a ambição, ilusão e respeito, bem como a intenção de sermos protagonistas, como sempre», vincou.
Na antevisão ao desafio de quarta-feira (19:45) no Dragão, o técnico espanhol espera que a sua equipa faça um jogo perfeito, pois entende que a qualidade e competência do rival a isso obriga.
Lopetegui desvaloriza as várias ausências no Bayern Munique: «os que vão jogar são competentes» -, recordando que os bávaros vão ter «oito ou nove campeões do Mundo em campo», o que torna irrelevante qualquer discussão quanto a "baixas", que também o afetam, nomeadamente Tello, havendo ainda a dúvida quanto à utilização de Jackson Martinez, convocado após longa ausência.
«Não vamos pensar nos que faltam, mas nos que estão, que são os que têm de ajudar ao objetivo. É um desafio colossal, mas temos a sã intenção de ser protagonistas e fazer um grande jogo, que é o que nos vão exigir se queremos competir com eles», reforçou.
O técnico não revelou qualquer pista sobre a equipa e sublinhou que «o importante é a resposta coletiv», desprezando a questão dos «favoritismos»: «Temos demasiada energia focalizada para dar reposta a equipa extraordinária e fazer bem as coisas. Não pensamos a priori se ser ou não favoritos nos deixa mais confortáveis».
«Temos a necessidade de fazer um jogo de máximos, em todos os aspetos, defensivos e ofensivos», concluiu, antes de considerar irrelevante mostrar aos atletas a final da Taça dos Campeões de 1987, por considerar tratar-se de «desafios diferentes em momentos distintos» da história de ambos os clubes.
O avançado colombiano Jackson Martínez regressou hoje aos convocados do FC Porto para o jogo frente aos alemães do Bayern Munique. Sem jogar desde 6 de março, dia em que sofreu uma lesão muscular frente ao Sporting de Braga, Jackson integra as opções do treinador Julen Lopetegui para a partida com os bávaros, apesar de não ter estado nos 15 minutos abertos à comunicação social do treino de hoje dos "dragões".
Também de regresso à convocatória estão o colombiano Juan Quintero, recuperado de lesão, e o defesa holandês Martins Indi, que falhou o triunfo sobre o Rio Ave (3-1), no sábado, em jogo da I Liga portuguesa.
Lista dos 20 convocados:
- Guarda-redes: Helton e Fabiano
- Defesas: Danilo, Maicon, Reyes, Martins Indi e Alex Sandro
- Médios: Casemiro, Evandro, Herrera, Óliver, Quintero e Rúben Neves
- Avançados: Ricardo Quaresma, Brahimi, Hernâni, Ricardo, Gonçalo Paciência, Jackson Martínez e Aboubakar