Sochi2014: Lauryn Williams faz história com pódio nos Jogos de Verão e Inverno
Lauryn Williams tornou-se hoje a primeira mulher da história a subir ao pódio tanto nos Jogos Olímpicos de Verão como nos de Inverno, ajudando os Estados Unidos na prata de bobsleigh.
Corpo do artigo
As canadianas Kaillie Humphries e Heather Moyse defenderam o título, recuperando 0,23 segundos de atraso da primeira manga para se impor por apenas uma décima de segundo no conjunto das duas.
«É muito bom estar aqui no pódio e ganhar esta medalha. Não vim cá para fazer história, mas para ajudar os Estados Unidos e estou muito satisfeita com o nosso desempenho», disse Williams, medalha de prata nos 100 metros em Atenas2004 e parte da equipa de 4x100 metros em Londres2012.
Até à data, apenas uma pessoa tinha conseguido igual feito, mas no setor masculino: o também norte-americano Eddie Eagan foi ao pódio em pugilismo em 1920 e depois em bobsleigh de quatro elementos em 1932.
Por seu turno, o norueguês Einar Bjoerndalen conquistou o recorde de 13 medalhas nos Olímpicos de Inverno, com o ouro no relevo misto de biatlo.
Aos 40 anos, ultrapassou o compatriota Bjoern Daehlie, que foi igualado no número de oito medalhas de ouro.
No slalom gigante, o norte-americano Ted Ligety confirmou o seu reinado na modalidade com 2.45,29 minutos, superiorizando-se a surpreendente dueto francês: Steve Missillier terminou a 0,48 segundos e Alexis Pinturault a 0,64.
Os finlandeses Sami Jauhojaervi e Iivo Niskanen aproveitaram uma queda da equipa da Alemanha para levar o ouro em esqui nórdico.
Em snowboard, em slalom gigante paralelo, o russo nascido nos Estados Unidos Vic Wild (casou com uma russa) bateu na final o suíço Nevin Galmarini, enquanto, no setor feminino, o triunfo foi para os helvéticos, com Patrizia Kummer mais forte do que a japonesa Tomoka Takeuchi.
A norueguesa Marit Bjoergen conquistou o seu quinto ouro olímpico da carreira com o triunfo em esqui nórdico de equipas, com Ingvild Flugstad Oestberg, à frente da Finlândia e da Suécia.
Em patinagem de velocidade, a checa Martina Sablikova foi mais rápida do que as duas rivais holandesas nos 5.000, nomeadamente Ireen Wust e Carien Kleibeuker.
O português Arthur Hanse não concluiu a segunda manga do slalom gingante, depois de falhar a passagem por uma porta: volta a competir no sábado, na prova de slalom, um dia depois de a outra portuguesa em Sochi, Camille Dias, ter participado na mesma prova, mas no setor feminino.