Sofreu-se nas bancadas de Alvalade. Sporting vence Farense e sobe à liderança provisória
Ouça o Relato TSF. Os leões venceram a equipa de Faro por 3-2 e aguardam o resultado do clássico no primeiro lugar.
Corpo do artigo
O Sporting venceu este domingo na receção ao Farense 3-2, num jogo da 24.ª jornada da I Liga, assumindo, à condição, a liderança e ficando a aguardar pelo que faz o Benfica no Dragão.
O primeiro golo do jogo foi para o Sporting, logo aos 11 minutos. Esgaio cruzou da direita e, depois de um corte, a bola sobrou para Daniel Bragança que marcou dentro da área.
Perto da primeira meia-hora de jogo, Pote desceu pela esquerda até à linha de fundo e cruzou tenso, com Gyokeres a desviar de primeira junto ao primeiro poste para o segundo.
Em resposta, aos 32 minutos, o Farense reduziu a desvantagem. Depois de uma tabela com Zé Luís, à entrada da área, Belloumi atirou forte e em arco fazendo um grande golo.
O Farense entrou no segundo tempo disposto a mudar o rumo da partida e chegou mesmo ao empate aos 51 minutos, na sequência de um canto, com Zé Luís a cabecear para o fundo das redes de Franco Israel.
No entanto, o empate durou pouco, apenas dois minutos. Esgaio fugiu pela direita, invadiu a área e assistiu Pedro Gonçalves, que só teve de encostar.
Com este triunfo, o Sporting subiu, à condição, à liderança do campeonato, com 59 pontos, mais um do que o Benfica, que joga a partir das 20:30 em casa do FC Porto, enquanto o Farense é 11.º, com 26.
O jogo ainda não chegou aos 4 minutos e já há dois cantos para o Sporting. Os leões entraram afirmativos, com bola. Aos 8 minutos, mais um canto para o Sporting depois de um remate de Pote ter sido desviado pela formação do Farense. A equipa de Faro está a tentar ter alguma bola.
Aos 11 minutos de jogo, Daniel Bragança marca o primeiro. À falta do seu melhor pé foi com o pior que fusilou Ricardo Velho. A bola quase que não entrou. Bateu primeiro na trave, ficou a saltar na linha de golo e depois lá entrou. É o quinto golo da época para o médio português de 24 anos.
Ricardo Velho fica impávido, aos 23 minutos, a ver um cabeceamento de St. Juste que, depois de bater na barra, lhe vai parar às mãos. Um minuto depois, um jogador do Farense corta uma bola para a trave, mas o Sporting não aproveitou. A equipa de Faro está completamente perdida em campo, com grandes dificuldades.
Aos 28 minutos, Gyokeres faz a diferença depois de uma jogada com assistência de Pedro Gonçalves. Com muita habilidade, o sueco a dobrar a vantagem do leão. Desviou de calcanhar para o fundo da baliza e festejou bem ao seu jeito, com as mãos à frente da cara.
Em resposta, Cláudio Falcão quase marca um golaço para o Farense em Alvalade. Franco Israel teve de se aplicar. Fez uma defesa incompleta, mas difícil. Aos 31 minutos, a bola entra. Uma obra de arte de Belloumi, um golo monumental que reduz a desvantagem para a equipa algarvia.
O árbitro dá dois minutos de compensação antes do intervalo. Já nos descontos, o guarda-redes do Sporting Franco Israel é atingido na cabeça depois de ter agarrado a bola. Nuno Santos chama de imediato a equipa médica. Uns minutos depois, o guardião dos leões continua na ser assistido, mas parece estar bem.
Ouve-se o apito para o intervalo. As equipas saem do relvado.
Recomeça o jogo em Alvalade. Há vários jogadores do Sporting a fazer exercícios de aquecimento, com destaque para Trincão, que volta a estar disponível. Aos 47 minutos, Zé Luís atira à barra do Sporting e o jogo é interrompido por falta de St. Juste, que vê cartão amarelo. O guarda-redes Franco Israel não ia ficar bem na fotografia se a bola tivesse ido à baliza. O Farense tem aqui uma grande oportunidade para empatar aos quatro minutos da segunda parte. Belloumi atirou, mas Israel foi gigante e negou o golo duas vezes: no remate de Belloumi e na recarga. É canto.
Na sequência deste canto, aos 51 minutos, o Farense chegou mesmo ao empate, com Zé Luís a cabecear para o fundo das redes de Franco Israel.
O empate dura pouco em Alvalade. Esgaio assiste Pote na pequena área para o 3-2. Só teve de encostar à boca de baliza. O Sporting está novamente em vantagem e os adeptos comemoram nas bancadas.
Aos 70 minutos, o Sporitng está a tentar dominar e adormecer a equipa do Farense. Três minutos depois, Esgaio conseguiu cruzar, Trincão rematou, mas Ricardo Velho defendeu sem dificuldade. Sete minutos depois, o Sporting com 4 para 1 desperdiça uma oportunidade para matar o encontro.
Gonçalo Silva faz um grande corte e impede que uma bola perigosa chegue a Paulinho, aos 81 minutos. Não está fácil para o Sporting ter bola nestes últimos minutos. Cinco minutos depois, a baliza estava escancarada, mas John Velasquez faz um corte providencial e evita o quarto golo dos leões.
O Farense está ambicioso até ao final. O árbitro dá cinco minutos de compensação, uma mão cheia. Os adeptos do Sporting tremem com os ataques da equipa de Faro e assobiam. Está tudo de pé no banco comandado por Rúben Amorim. Como se sofre em Alvalade.
Terminou o jogo.
Onze do Sporting: Franco Israel; St. Juste, Diomande e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves
Onze do Farense: Ricardo Velho; Pastor, Muscat, Gonçalo Silva e Talys; Cáseres, Cláudio Falcão e Fabrício Isidoro; Elves Baldé, Zé Luís e Belloumi
Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, Sebastian Coates, Morita, Trincão, Paulinho, Geny, Fresneda, Eduardo Quaresma e Koindredi
Suplentes do Farense: Carvalho; Francisco Delgado, Igor Rossi, Rafael Barbosa, John Velasquez, Cristian, Seruca, Marco Matias e Vitor Gonçalves