Sondagem: Noronha Lopes e Rui Costa são os candidatos mais próximos da segunda volta no Benfica
De acordo com a sondagem da Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal, Noronha Lopes aparece com 38,9% das intenções de voto, enquanto o atual presidente fica-se pelos 26,3%
Corpo do artigo
João Noronha Lopes e Rui Costa são os dois candidatos à presidência do Benfica melhor colocados para passarem a uma eventual segunda volta. Numa sondagem da Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal, Noronha Lopes surge com alguma vantagem sobre o atual presidente, mas ainda assim sem possibilidade de eleição logo na primeira ronda.
Há uma diferença de 12,6 pontos percentuais nas intenções de voto entre Noronha Lopes e o atual presidente, atingindo os 38,9% contra 26,3% de Rui Costa, nos resultados sem distribuição de indecisos. Na terceira posição surge João Diogo Manteigas, que chega aos 18,2%, e depois o antigo líder das águias, Luis Filipe Vieira, com 10% das intenções de voto. Muito mais abaixo, com indicadores quase residuais, aparecem Martim Mayer e Cristóvão Carvalho, ambos abaixo de meio por cento. De qualquer modo, segundo este estudo, nada ficará decidido a 25 de outubro.
No entanto, os dois primeiros estão numa posição favorável para discutirem a vitória a 8 de novembro. Questionados sobre quais os dois melhores candidatos, os inquiridos não deixam margem para dúvidas: Noronha Lopes é o mais citado (72%), seguido de Rui Costa (54%). E num cenário eventual de um frente a frente numa segunda volta, Noronha Lopes é apontado como vencedor pelos inquiridos. Aliás, esta tendência já se notara quando responderam se preferir a mudança, posição defendida por 62%.
Outros dados adicionais neste estudo: Noronha Lopes lidera abaixo dos 44 anos de idade e no distrito de Lisboa. Eleitores com mais de 44 anos e residentes fora do distrito de Lisboa preferem Rui Costa. Apesar da diferença geracional, Noronha Lopes assegura vantagem em todos os perfis de antiguidade de sócios.
Em paralelo, uma pergunta sobre a contratação de José Mourinho, que ocorreu em pleno período eleitoral: 66% dos inquiridos consideram que a escolha foi boa ou muito boa.
FICHA TÉCNICA
Para a amostra deste estudo, feito pela Pitagórica para a TSF/JN/TVI e CNN Portugal, foram recolhidos 981 questionários nos dias 23 e 26 de setembro de
2025, nos jogos Benfica – Rio Ave e Benfica – Gil Vicente. Destes questionários, 112 entrevistas foram excluídas, por corresponderem a número de
sócios duplicados ou triplicados. Paralelamente a estes duplicados, registou-se uma taxa de recusas, por necessidade de registar o número de sócio, de 7,36%. A amostra total válida é de 869 inquéritos, a que corresponderia num cenário probabilístico a uma margem de erro de 3,39% para um nível de confiança de 95,5%. Depois do controlo de duplicados, o n.º de sócio foi removido e a base de dados anonimizada. Na amostra de 26 de setembro foi acrescentada uma pergunta relativa a um cenário de 2.º volta nas eleições, sendo que a amostra recolhida nesse dia foi de 576 entrevistas a que corresponde uma margem de erro para esta pergunta de 4,17%.