
DR
De acordo com a sondagem da Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal, Rui Costa pode ser reeleito com vantagem superior aos 25% sobre João Noronha Lopes
Corpo do artigo
Seis em cada dez sócios do Benfica que participaram nesta sondagem escolhem Rui Costa como novo presidente do clube. A sondagem da Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal aponta para uma vitória de Rui Costa com 60.5% das intenções de voto contra 34,9% de Noronha Lopes, ou seja, uma vantagem clara do atual presidente e novamente candidato.
A análise destes dados da sondagem indicam que Noronha Lopes falha a retenção de muitos dos eleitores que nele votaram na primeira volta. Quase 10% dos sócios do Benfica que dizem ter votado na lista de Noronha Lopes altera o sentido de voto para este segundo momento eleitoral.
Rui Costa volta a recolher a preferência de quem vota fora do distrito de Lisboa. Já Noronha Lopes tem vantagem entre os sócios dos 18 aos 34 anos.
Há ainda uma transferência do sentido de voto de quem votou em Luís Filipe Vieira para Rui Costa, sendo que 82,1% dos votantes em Vieira dizem votar em Rui Costa nesta segunda volta, ou seja, mais de oito em cada dez sócios inquiridos.
Rui Costa destaca-se entre os sócios mais velhos e fora de Lisboa, consolidando aí a sua principal base de apoio. Noronha Lopes, por sua vez, lidera de forma expressiva entre os mais jovens (até aos 34 anos) e apresenta ligeira vantagem entre as mulheres.
O clube da Luz parece ter rumo definido. A larga maioria dos sócios (86%) acredita que Rui Costa continuará na presidência do Benfica, enquanto que apenas 10% refere Noronha Lopes como vencedor.
Rui Costa recolhe 60,5% dos votos, 25,6% à frente de Noronha Lopes, contudo no distrito de Lisboa a diferença de Rui Costa para Noronha Lopes é mais pequena do que no resto do país. Em Lisboa a diferença é de 4,8%, ou seja, há empate técnico. Se a votação da 2.ª volta mantiver a proporção de votos entre o distrito de Lisboa e o resto do país, Rui Costa será claramente o vencedor. Quanto maior a votação do distrito de Lisboa face ao resto do país, pior será a votação de Rui Costa.
Quando questionados "O Benfica precisa mais de..." os sócios ficam divididos entre mudar ou manter: 50% (sobretudo mais velhos) defendem a estabilidade, enquanto que 48% (destaque para os mais jovens) desejam mudança.
Ficha técnica
Para a amostra deste estudo, feito pela Pitagórica para a TSF/JN/TVI e CNN Portugal, foram recolhidos 982 inquéritos.
A amostra foi recolhida no dia 5 de novembro de 2025, no jogo SL Benfica - Bayer Leverkusen.
Recolhidas 982 questionários dos quais 21 foram excluídos por corresponderem a número de sócios duplicados ou por não terem antiguidade mínima para votar. A amostra válida é de 961 inquéritos (margem de erro de ± 3,23%).
O n.º de sócio apenas serviu para controlo de duplicados, sendo destruído após este controlo.