Sonho durou até ao último segundo. FC Porto perde com Arsenal nos penáltis e diz adeus à Champions
Ouça o Relato TSF. Os dragões falharam dois penáltis e foram eliminados da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O FC Porto foi esta terça-feira eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao ser derrotado com o Arsenal, por 4-2, no desempate por grandes penalidades, após ter perdido por 1-0 na segunda mão dos oitavos.
Os dragões entraram mais pressionantes no jogo, mas foi o Arsenal quem acabou por marcar primeiro, às portas do intervalo. Aos 41 minutos, Trossard colocou os ingleses na frente e empataram a eliminatória. Odegaard fez um excelente passe para o belga que, nas costas de João Mário, só teve de finalizar para dentro da baliza de Diogo Costa.
Nas grandes penalidades, o FC Porto marcou apenas dois dos seus penáltis - falharam Wendell e Galeno -, contra quatro dos gunners.
O Arsenal, que regressa aos quartos de final pela primeira vez desde 2009/10, junta-se a FC Barcelona, Bayern Munique, Real Madrid, Manchester City e Paris Saint-Germain no lote de apurados.
Logo aos 3 minutos, Trossard cruza e Ben White cabeceia por cima da baliza de Diogo Costa. Dez minutos depois, mais uma situação de perigo para o Arsenal. Saka deixa ficar para trás Nico González e atirou, obrigando Diogo Costa a uma defesa a dois tempos.
Aos 23 minutos foi a vez do FC Porto responder. Remate de Evanilson com grande perigo! O Arsenal está a tentar desmontar os dragões, mas a equipa portuguesa está muito bem organizada. Cinco minutos depois, Evanilson cabeceia após cruzamento de Francisco Conceição, mas o guarda-redes David Raya agarra sem dificuldades.
Numa grande jogada de Trossard, aos 41 minutos, o Arsenal abre o marcador em Londres! A bola foi colocada entre Pepe e João Mário e o belga Trossard empatou a eliminatória. Uma jogada quase com régua e esquadro.
Intervalo!
Recomeça o jogo em Londres. Aos 58 minutos, Havertz cruza para a entrada da área. Rice remata, mas a bola bate em Pepe. Seis minutos depois, Francisco Conceição bate um livre direto, com a bola a passar muito por cima.
Aos 68 minutos, descoordenação entre Pepe e Diogo Costa. A bola acaba dentro da baliza dos dragões, mas o árbitro acaba por assinalar falta de Havertz sobre Pepe já dentro da grande área do FC Porto. Os ingleses protestam. Em resposta, dois minutos depois, o FC Porto faz uma aproximação com 3-3. Francisco Conceição decide disparar e David Raya faz uma defesa apertada. O lance acaba resolvido porque o árbitro assinala falta sobre Evanilson.
Diogo Costa salva o FC Porto mais uma vez, aos 85 minutos. Saka rematou e o guardião portista fez mais uma excelente intervenção. O árbitro dá três minutos de compensação. Já aos 95 minutos, Alan Varela sai do relvado de maca, lesionado.
Final da segunda parte. O jogo vai para prolongamento.
Começa o prolongamento. Nos primeiros dez minutos do prolongamento, o Arsenal está melhor, a incutir mais pressão.
Já começou a segunda parte do prolongamento. Aos 110 minutos, Otávio corta um remate de Saka na área!
O jogo vai ser decidido nas grandes penalidades. O Arsenal escolheu bater os penáltis para a baliza contrária àquela onde estão os adeptos do FC Porto. Odegaard é o primeiro a bater e não falha. No segundo penálti para os dragões, Wendell falhou. O brasileiro rematou para a esquerda de Raya, a bola bateu no poste e depois no guarda-redes espanhol, mas vai para fora. Está 2-1 para o Arsenal.
O FC Porto perdeu e foi eliminado.
Onze do Arsenal: David Raya; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães e Kiwior; Odegaard, Jorginho e Declan Rice; Saka, Havertz e Trossard
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson
Suplentes do Arsenal: Ramsdale, Hein, Partey, Gabriel Jesus, Smith Rowe, Nketiah, Cédric, Tomiyasu, Fábio Vieira, Nelson, Elneny e Zinchenko
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Jorge Sánchez, Zé Pedro, Fábio Cardoso, Eustáquio, Grujic, Romário Baró, Iván Jaime, Gonçalo Borges, Taremi, Namaso e Toni Martínez
