O sorteio da 22.ª edição do Estoril Open em ténis colocou, este sábado, um português na segunda ronda do quadro masculino, que sairá do confronto entre os "convidados" João Sousa e Gastão Elias.
Corpo do artigo
Os dois outros portugueses, que asseguraram a entrada directa no quadro principal, tiveram sortes distintas, com o vice-campeão Frederico Gil a ter de esperar pelo desfecho do "qualifying" para conhecer o adversário, escreve a Lusa.
Rui Machado, afastado por Gil nos quartos de final de 2010, cruzar-se-á na primeira ronda com o romeno Victor Hanescu, um jogador que já figurou entre os 30 melhores do Mundo.
Caso supere Hanescu, pela quarta vez no Jamor e embalado com a presença nas meias-finais do recente torneio marroquino de Casablanca (uma das provas que abre a época europeia em terra batida), Rui Machado já sabe que discutirá uma das vagas para os quartos de final com o espanhol Fernando Verdasco.
Verdasco é uma das figuras desta 22.ª edição e tentará superar no Estoril Open uma das piores fases da presente temporada, marcada pela "míngua" de vitórias (apenas um encontro ganho nos três últimos torneios, todos da série Masters).
Em femininos, Maria João Koehler, uma das três portuguesas que merecerem um convite para o quadro principal, discutirá o apuramento para a segunda ronda frente a uma das três campeãs do torneio português em acção este ano: a alemã Greta Arn (vencedora em 2007).
Magali de Lattre é outra das portuguesas que tentam, pelo menos, igualar o feito de Neuza Silva, a única portuguesa que conseguiu passar uma ronda no Estoril Open, em 2004.
Para cumprir o objectivo, Magali de Lattre terá de superar a sueca Johanna Larsson, uma "frequentadora" do grupo das melhores 80 jogadoras do Mundo.
A terceira portuguesa que recebeu um "wild card", Bárbara Luz, começará a "epopeia" no Estoril Open diante a russa Elena Vesnina, uma das mais cotadas da edição deste ano, apresentando-se no Jamor como a 46.ª do circuito feminino.
Se as condições atmosféricas o permitirem, sábado e domingo estão reservados aos torneios de qualificação, iniciando-se o torneio "a sério" na segunda-feira.