O Sporting de Braga qualificou-se, esta quinta-feira, para a fase de grupos da Liga Europa ao empatar em Berna com o Young Boys, por 2-2, na segunda mão do "play-off", após um nulo no Minho.
Corpo do artigo
Os minhotos beneficiaram dos golos marcados fora de casa, depois de um "nulo" no embate inicial, realizado há uma semana, mas passaram por dificuldades evitáveis perante um adversário inferior, que alinhou durante a última meia hora em inferioridade numérica, devido à expulsão de Khalifa, aos 62 minutos, escreve a Lusa.
Hélder Barbosa e Lima abriram por duas vezes as portas da fase de grupos da Liga Europa, ao marcarem os golos bracarenses aos 24 e 78 minutos, respectivamente, mas os helvéticos responderam com tentos de Mayuka (61) e Alex Farnerud (81), o segundo quando já actuavam com apenas 10 jogadores, mantendo a incerteza até ao fim.
Hélder Barbosa concretizou a ameaça aos 24 minutos em grande estilo, após boa iniciativa individual, concluída com um colocado remate em arco à entrada da área, que entrou no ângulo superior esquerdo da baliza do estupefacto guarda-redes Wölfli.
Antes, Quim tinha sido obrigado a deter um remate perigoso de Raimondi, mas Wölfli também teve que aplicar-se quando Lima tentou imitar o momento de inspiração de Hélder Barbosa, em duas raras oportunidades criadas durante uma primeira parte pouco emocionante.
O Young Boys regressou do intervalo com vontade de restabelecer o empate, mas o Braga resistiu à pressão inicial dos anfitriões e quando parecia que a equipa portuguesa voltaria a tomar conta do jogo sofreu o golo de bola Mayuka.
O médio do Young Boys cabeceou com êxito na sequência de um livre, mas os suíços viveram um minuto agridoce, pois o avançado Khalifa foi expulso por alegada agressão a Quim, quando procurava recuperar a bola para acelerar a sua reposição em jogo.
O empate motivou o Young Boys, que procurou intensificar a pressão, mas o Braga tirou partido da superioridade numérica e marcou, aos 78 minutos, o tento que parecia ter sentenciado o apuramento dos "arsenalistas", por intermédio de Lima, na conclusão de um rápido contra-ataque.
Alex Farnerud, irmão do ex-jogador do Sporting Pontus Farnerud, reanimou a eliminatória três minutos mais tarde, aos 81, com a colaboração de Quim, que teve responsabilidade na forma como o médio adversário fixou o empate 2-2, na marcação de um livre directo.
Os finalistas da última edição da Liga Europa ficarão a conhecer os adversários na próxima fase com a realização do sorteio, agendado para sexta-feira no Mónaco.
Num jogo disputado no Stade de Suisse, em Berna, arbitrado por Ivan Bebek (Croácia), as equipas alinharam da seguinte forma:
Young Boys: Wölfli, Zverotic, Affolter, Veskovac (Doubai, 84), Spycher, Silberbauer, Alex Farnerud, Raimondi (Nuzzolo, 46), Mayuka, Khalifa e Henri Bienvenu (Degen, 59).
Suplentes: Benito, Sutter, Schnevvly, Degen, Nuzzolo, Doubai e Lecjaks.
Sporting de Braga: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana (Mossoró, 77), Salino (Vinicius, 86), Lima, Alan e Hélder Barbosa (Guilherme, 61).
Suplentes: Berni, Nuno André Coelho, Vinícius, Mossoró, Guilherme, Nuno Gomes e Meyong).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Hugo Viana (36), Hélder barbosa (60), Guilherme (68), Quim (72), Alan (74), Degen (90+4). Cartão vermelho direto para Khalifa (62).