Belenenses SAD trava líder em Alvalade. Com este empate, Sporting fica com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, que joga esta quinta-feira. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting empatou esta quarta-feira (2-2) com o Belenenses SAD em Alvalade, num jogo em que o líder do campeonato só apontou o golo do empate no último minuto do jogo, através de uma grande penalidade.
O avançado do Belenenses SAD, Cassierra, abriu o marcador na primeira parte e, no segundo tempo, ampliou após uma perda de bola do guardião leonino Adán. Aos 83 minutos, Coates reduziu e deu esperança aos leões. O golo do empate surgiu aos 95 minutos através de uma grande penalidade convertida por Jovane Cabral.
O estádio de Alvalade foi palco para mais um dérbi da cidade de Lisboa. O líder invicto do campeonato, o Sporting, recebia o Belenenses SAD, mas com uma grande ausência.
O castigado Rúben Amorim assistia ao encontro na bancada e para este jogo o treinador leonino promoveu a titularidade do menino Tiago Tomás, retirando o jovem Daniel Bragança, que tinha começado de início o último jogo.
A pensar no título, o Sporting começou o jogo no ataque, ameaçando a baliza da formação da Belenenses SAD através de uma jogada estudada, que não teve a melhor finalização.
Aos 10 minutos, Paulinho apareceu em boa posição e rematou ao lado da baliza forasteira. No entanto, quem abriu o marcador foi a Belenenses SAD.
A equipa orientada por Petit aproveitou alguma passividade da defesa leonina. Gonçalo Inácio não conseguiu retirar a bola a um adversário, Silvestre Varela apareceu isolado na área e assistiu Cassierra que só teve de encostar.
https://www.vsports.pt/embd/67074/m/7250/tsf/a2010b6a6de67468009e9eddd6443e48?autostart=false
Na resposta, o Sporting subiu à área do Belenenses SAD pelo lado esquerdo do ataque. O lateral Nuno Mendes entrou na área e conquistou um pontapé de canto. Do quarto círculo, a bola foi cruzada para a área, Palhinha conseguiu cabecear, mas o remate saiu fraco, acabando pela linha final.
Aos 28 minutos, João Palhinha quis levar a equipa para o ataque e o Sporting esteve próximo de empatar. O internacional português quis assistir Paulinho, mas o avançado deixou a bola para Tiago Tomás, que rematou ao lado, perdendo uma nova oportunidade.
O Sporting instalou-se no meio campo da Belenenses SAD e criou vários lances de perigo junto à baliza de Kritciuk. A cinco minutos do final da primeira parte, o guardião russo esteve em evidência.
Nuno Mendes foi carregado em falta por Gonçalo Silva e o árbitro Nuno Almeida assinalou uma grande penalidade. Da marca dos onze metros, João Mário viu Kritciuk negar-lhe o golo que dava o empate.
https://www.vsports.pt/embd/67080/m/7250/tsf/fac9a3d09d3304a2d95fdd48e82c6337?autostart=false
Na segunda parte, Ruben Amorim lançou Nuno Santos para o lugar de Tiago Tomás, que já tinha um cartão amarelo. Os leões entraram na tentativa de inverter o resultado, mas a Belenenses SAD aproveitou o nervosismo do leão.
Aos 53 minutos, o guardião Adán recebeu a bola aparentemente controlada, mas cedeu à pressão de Cassierra. O guarda-redes, de 33 anos, perdeu a bola e o avançado não teve problemas em bisar na partida.
https://www.vsports.pt/embd/67084/m/7250/tsf/0bf32d9ef95954598b34106dd947c8be?autostart=false
Em desvantagem no marcador, Rúben Amorim lançou novas cartas no jogo. Bruno Tabata foi o primeiro no decorrer da primeira parte, entrando para o lugar de Pedro Porro. Com muita intranquilidade, os leões acusavam a pressão face à desvantagem e Amorim, da bancada, lançou no jogo Daniel Bragança e Jovane Cabral.
Pela primeira vez na temporada, a equipa técnica leonina promoveu uma alteração tática, mudando para um sistema com quatro defesas. E foi um defesa que, nos minutos finais, subiu à área para dar ajuda aos avançados.
E Coates, o capitão, foi feliz. Do lado esquerdo do ataque, Nuno Santos cruzou para a área e o central uruguaio subiu ao primeira andar para cabecear e reduzir a desvantagem do Sporting no jogo.
https://www.vsports.pt/embd/67088/m/7250/tsf/5dca5b0fcaea7bb0b1248b51b93ee936?autostart=false
No último lance do encontro, o árbitro Nuno Almeida assinalou uma grande penalidade e, da marca de onze metros, Jovane não falhou, garantindo assim um ponto num jogo que parecia perdido.
https://www.vsports.pt/embd/67089/m/7250/tsf/41a38a077b8a71b790dcba724a479693?autostart=false
Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis; Pedro Porro, João Palhinha, João Mário e Nuno Mendes; Tiago Tomás, Paulinho e Pedro Gonçalves.
Suplentes: Maximiano, Neto, João Pereira, Antunes, Matheus Nunes, Daniel Bragança, Tabata, Nuno Santos e Jovane.
Onze do Belenenses SAD: Kritciuk; Gonçalo Silva, Henrique e Tomás Ribeiro; Tiago Esgaio, Sithole, Afonso Sousa e Rúben Lima; Miguel Cardoso, Cassierra e Varela.