Leão fecha 2022 a ganhar. Sporting vence Paços de Ferreira no regresso à I Liga
Três golos ainda na primeira parte garantiram a vitória leonina no regresso da I Liga ao Estádio de Alvalade e no último jogo dos verde e brancos em 2022. Veja os golos.
Corpo do artigo
As 12 passas e o champanhe só estão reservados para a noite de sábado para domingo, mas o Sporting aproveitou para antecipar o fim de ano com uma vitória por 3-0 frente ao Paços de Ferreira. Os leões voltaram a subir ao quarto lugar e colaram-se, provisoriamente, ao SC Braga, que ocupa o terceiro.
Como já tinha acontecido nos últimos dois jogos em Alvalade, frente ao Marítimo e ao SC Braga, os leões marcaram cedo e ainda antes dos cinco minutos. Num dos primeiros lances de ataque do encontro, Nuno Santos recebeu a bola no lado esquerdo e encontrou, com um cruzamento para a área, a cabeça de Pedro Porro, que aproveitou um desvio caricato do guarda-redes pacense para inaugurar o marcador.
https://tsf.vsports.pt/embd/81662/m/11993/tsf/c07038a06394b5dabcc25f45d083867e?autostart=false
O segundo golo da formação leonina surgiu aos 22 minutos, e Nuno Santos, que já tinha assistido no 1-0, acabou por marcar o 2-0. O extremo português só teve de encostar após uma jogada de contra-ataque que precisou de poucos toques para chegar da defesa ao ataque e que culminou na assistência de Marcus Edwards para o camisola número 11.
https://tsf.vsports.pt/embd/81664/m/11993/tsf/2cc8f7ac665c7eb7cf9d1eb055f51f55?autostart=false
Mesmo antes do intervalo, ainda houve tempo para mais um golo do Sporting. Após marcar, Pedro Porro 'imitou' Nuno Santos e, desta vez, fez uma assistência, após encarar o pacense Antunes no um para um, e serviu Paulinho, que cabeceou na grande área para o 3-0, aos 45 minutos.
https://tsf.vsports.pt/embd/81669/m/11993/tsf/d7a24c42b45ae1a9b2bf2e0c7be24ddb?autostart=false
Na primeira parte, os homens comandados por Rúben Amorim dominaram e também aproveitaram as debilidades defensivas do Paços de Ferreira, que deixou bastante espaço nas costas da defesa. No ataque, os pacenses foram tímidos e raramente se aproximaram das redes defendidas por Adán.
Nos segundos 45 minutos, os pacenses não desistiram e tentaram reagir e marcar em Alvalade, não se limitando a baixar as linhas para travar mais golos do adversário. Do lado do Sporting, houve oportunidades de aumentar a vantagem, mas os verde e brancos tiraram o pé do acelerador e controlaram o jogo ao seu ritmo.
Até ao final do jogo, e com o resultado resolvido, Dário Essugo, na sua estreia a titular, viu um vermelho direto após uma entrada imprudente do jovem jogador sobre Jordan Holsgrove. Os leões terminaram o jogo com 10 unidades no relvado.
Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Sebastian Coates e Matheus Reis; Pedro Porro, Essugo, Pote e Nuno Santos; Edwards, Paulinho e Trincão
Onze do Paços de Ferreira: Jordi; Lima, Antunes, Holsgrove, Thomas, Nico Gaitán, Delgado, Matchoi, Ferigra, Rui Pires, Flávio Ramos
Suplentes do Sporting CP: Franco Israel, Esgaio, Marsà, Sotiris, Rochinha, Arthur, Jovane, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro
Suplentes do Paços de Ferreira: Vekic, Uilton, Arthur Sales, Toma, Butzke, Jorge Silva, Fernando Fonseca, Mauro Couto