O Sporting de Braga, finalista em 2009/2010, perdeu esta quinta-feira por 2-1 na recepção aos belgas do Club Brugge, em encontro da segunda jornada do Grupo H da Liga Europa.
Corpo do artigo
O triunfo belga não espelha o que se passou em campo, mas foi um duro castigo para a ineficácia do ataque bracarense, com Mossoró em destaque, ao falhar dois golos de forma incrível, um em cada metade do jogo, conta a Lusa.
Os primeiros 20 minutos da partida foram de estudo mútuo, mas com ascendente minhoto e, até ao final da primeira parte, foram várias as oportunidades desperdiçadas.
Elderson (23 minutos), Alan (35), Hélder Barbosa (37), Lima (43) e, de forma escandalosa, Mossoró (44), após assistência de Lima, desperdiçaram ocasiões para adiantar os locais.
O Clube Brugge começou a segunda parte com um lance de muito perigo (47 minutos), quando um remate de Vasquez tirou tinta ao poste esquerdo da baliza de Quim, mas foi o Braga a chegar ao golo pouco depois.
Excelente jogada de envolvimento "arsenalista", que começou nos pés de Hugo Viana, passou por Alan, continuou com um centro perfeito de Baiano. Hélder Barbosa só teve que encostar de cabeça (53).
Logo a seguir, Mossoró, com tempo e espaço para tudo já bem dentro da grande área, preferiu chutar de pé esquerdo, mas o remate saiu muito torto, exasperando os adeptos.
O Club Brugge nunca desistiu e empatou aos 72 minutos, com Akpala a aproveitar um desentendimento entre Paulo Vinícius e Quim, depois de empurrar o defesa brasileiro.
O Sporting de Braga ainda reagiu, mas com as substituições realizadas o jogo ficou mais partido e foi mesmo o Club Brugge a desperdiçar uma grande oportunidade para marcar, com Jimmy de Jonghe a falhar de baliza aberta, depois de uma fuga de Odjidja pela direita (82).
O segundo golo chegou aos 90+1 minutos com o cabeceamento imparável do defesa central Ryan Donk após um livre da direita.
O Clube Brugge é agora o líder isolado do grupo H, com seis pontos, mais três do que Sporting de Braga e Birmingham, que esta quinta-feira venceu fora o Maribor (2-1).
Na terceira e última jornada da primeira volta, a 20 de Outubro, os "arsenalistas" deslocam-se ao reduto dos eslovenos do Maribor (zero pontos), que esta quinta-feira perderam por 2-1 na recepção ao Birmingham.
Num jogo no Estádio Axa, em Braga, arbitrado por Tommy Skjerven (Noruega), perante 9145 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Sporting de Braga: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal (Carlão, 82), Hugo Viana, Mossoró (Salino, 65), Alan, Hélder Barbosa (Nuno Gomes, 74) e Lima.
Suplentes: Berni, Imourou, Douglão, Salino, Fran Mérida, Carlão e Nuno Gomes.
Club Brugge: Colin Coosemans, Carl Hoefkens, Ryan Donk, Michael Almeback, Tom Hogli, Niki Zimling, Vadis Odjidja, Victor Vasquez, Lior Refaelov (Jimmy de Jonghe, 74), Thomas Meunier (Jonathan Blondel, 89) e Bjorn Vleminckx (Joseph Akpala, 32).
Suplentes: Jordy Maes, Johathan Blondel, Joseph Akpala, Thibaut Van Acker, Fries Deschilder, Jimmy de Jonghe e Jannes Vansteenkiste.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Refaelov (62).