Sporting e Benfica prosseguem duelo pelo título e podem capitalizar FC Porto-Braga
Portuenses e bracarenses estão a atravessar uma fase de menor fulgor na I Liga.
Corpo do artigo
O líder Sporting e o campeão Benfica prosseguem o braço-de-ferro na 17.ª jornada da I Liga de futebol, ao defrontarem Desportivo de Chaves e Rio Ave, respetivamente, podendo capitalizar o embate entre FC Porto e Sporting de Braga.
Os 'leões' lideram o campeonato, com um ponto de vantagem sobre o rival lisboeta, e têm boas perspetivas de terminar a primeira volta no comando, uma vez que visitam no sábado o último classificado, apesar de o Benfica receber no domingo um adversário acessível, 15.º classificado, o primeiro acima da 'zona vermelha'.
O líder da prova e o campeão em título podem aproveitar para se distanciar do FC Porto, terceiro posicionado, a cinco pontos da equipa de Alvalade, e o Sporting de Braga, quarto, já a sete pontos de distância, que medem forças no domingo, no Estádio do Dragão, no encontro de maior cartaz da ronda.
Portuenses e bracarenses estão a atravessar uma fase de menor fulgor na I Liga, com apenas uma vitória nos últimos três jogos e um empate na ronda anterior, que os deixou mais longe do topo da competição, ainda que os 'azuis e brancos' tenham um histórico muito favorável na receção aos 'arsenalistas'.
Os 'dragões' encontrarão alguma motivação na goleada alcançada na terça-feira, no terreno do Estoril Praia, por 4-0, nos oitavos de final da Taça de Portugal, depois de terem sido derrotados duas vezes pelos 'canarinhos' esta época, para o campeonato (1-0) e para a Taça da Liga (3-1), ao contrário do Sporting de Braga, eliminado pelo Benfica (3-2) na Taça.
A Taça das Nações Africanas (CAN) e Taça da Ásia provocaram baixas nos dois clubes, com o FC Porto a perder o nigeriano Zaidu e o iraniano Taremi, enquanto o Sporting de Braga não poderá contar nos próximos tempos com o maliano Niakaté e o congolês Banza, melhor marcador da I Liga, com 14 golos.
No dia anterior, um Sporting em estado de graça e com um jogador com aparentes superpoderes, o avançado sueco Viktor Gyökeres, segundo melhor 'artilheiro, com 11 golos, pode pressionar os rivais na luta pelo título, no estádio do Desportivo de Chaves.
A equipa 'leonina', que também tem vários jogadores ao serviço das seleções nacionais (Diomande, na Costa do Marfim, Morita, no Japão, e Catamo, em Moçambique), voltou a 'encarrilar' na sequência do triunfo sobre o FC Porto (2-0), após as derrotas frente a Benfica (2-1) e Vitória de Guimarães (3-2).
Os flavienses, pelo contrário, perderam seis dos últimos oito encontros, e dificilmente impedirão o Sporting de terminar a primeira volta no comando, independentemente do resultado obtido no dia seguinte pelo Benfica, frente ao Rio Ave.
O campeão nacional também parece ter reencontrado o rumo ao vencer no reduto do Sporting de Braga (1-0), após dois empates, com Moreirense (0-0) e Farense (1-1), e reúne claro favoritismo frente a uma das duas equipas que ainda não ganharam fora de casa, a par do Gil Vicente.
O Vitória de Guimarães, quinto colocado, a três pontos do Sporting de Braga, pode igualar o rival minhoto, com o qual empatou 1-1 na jornada anterior, necessitando para isso de um triunfo do FC Porto e de se impor na receção ao Arouca (13.º), na segunda-feira, no encerramento da ronda.
A 17.ª jornada arranca na sexta-feira, com um duelo algarvio, entre Portimonense, 16.º e antepenúltimo classificado, e Farense, sétimo, enquanto a outra formação em posição delicada, o Vizela, 17.º e penúltimo, recebe o Boavista, 11.º.
