Os leões tornaram-se bicampeões nacionais, 71 anos depois da última vez que o clube de Alvalade o conseguiu. A festa segue em direção ao Marquês de Pombal, em Lisboa. Acompanhe tudo na TSF
Corpo do artigo
"Disseram que jamais seríamos campeões com adeptos. Disseram que jamais seríamos bicampeões sem o Amorim e sem o Viana. Dizem que jamais seremos tricampeões sem o Viktor. Vamos ver", disse Pedro Gonçalves.
Em português, o capitão do Sporting, Morten Hjulmand, deixou poucas palavras aos adeptos e aproveitou para exaltar o feito da equipa.
"Digam-me uma equipa que foi campeã com três treinadores. Só nós!", disse o dinamarquês.
Ao som de músicas como "Mágico Sporting", os jogadores partilham a vitória com os adeptos no Marquês de Pombal.
Gyökeres agarra o microfone para dizer: "Em Abril, águas a mil. Em maio, dançar com o Esgaio."
O treinador dos leões, Rui Borges, teve breves palavras, interrompido por Pedro Gonçalves, mas ainda foi a tempo de agradecer aos adeptos.
"Obrigado, obrigado, obrigado e agora vamos para a taberna festejar", disse.
Segue-se um momento emocionante. Cachecóis para cima, cantam todos "O mundo sabe que..." e assiste-se a fogo de artifício.
O autocarro panorâmico que leva o plantel do Sporting já chegou ao Marquês de Pombal, onde milhares de pessoas esperam os bicampeões nacionais. O trajeto de cerca de seis quilómetros foi feito em quase duas horas, sempre acompanhado por adeptos a pé.
O Sporting sagrou-se este sábado bicampeão português de futebol, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 2-0, na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial. Ouça e veja a emoção do Relato TSF.
Os jogadores estão a sair de Alvalade em direção ao Marquês de Pombal.
Há milhares de adeptos a acompanhar a viagem da turma leonina.
"Aqui há um espírito de família muito grande", assume Rui Borges, em conferência de imprensa.
O técnico revela que o avô foi a primeira pessoa em quem pensou quando ouviu o apito final: "Pensei no meu avô Zé Pedro, está sempre comigo. (...) O maior troféu que posso ter é o orgulho dos meus."
Rui Borges volta a frisar que "foi apenas alguém que acreditou num sonho".
Sobre Gyokeres, Rui Borges tem a certeza que o jogador "vai ficar marcado na história do futebol" e destaca a importância do sueco nesta conquista: "É o melhor avançado da Europa."
Relativamente a Ruben Amorim e João Pereira, o técnico leolino lembra que esta vitória também é deles.
Acreditei desde o primeiro dia que seriamos capazes de ser campeões. (...) Não há um momento menos bom desde que assinei pelo Sporting, não há maior felicidade do que essa.
Rui Borges frisa que os jogadores "jamais serão esquecidos" e mereceram ser bicampeões.
Olhava para eles e via uma grande qualidade individual e coletiva. Foi só fazê-los acreditar! (...) Se eram campeões é porque tinham valor. Futebol não é só jogar bonito.
Os jogadores não escondem a felicidade pela conquista. Para Matheus Reis, "o segredo foi a resiliência", enquanto para Hjulmand a chave esteve na equipa.
O capitão leonino destaca uma vitória "especial": "É um orgulho ser capitão do Sporting, vemo-nos no Marquês."
Maxi Araújo sente-se igualmente "muito feliz" e sublinha o quanto a equipa sofreu esta época.
Chamadas um a um pelo speaker do Estádio de Alvalade, os jogadores e a equipa técnica do Sporting subiram ao palco montado no centro do relvado para receberem as medalhas. O último foi Morten Hjulmand, que ergueu a taça de campeão nacional.
O presidente do Benfica, Rui Costa, pediu este sábado desculpa por ter falhado o título nacional, mas fechou a porta à saída de Bruno Lage.
"Bruno Lage vai começar a próxima temporada", assegurou o líder benfiquista.
Para Rui Costa, Bruno Lage "nunca foi um problema para o Benfica" e "foi o menos culpado" pela falha da conquista do campeonato. "Neste momento, isso não é questão", garantiu.
Os adeptos também estão isentos de culpas: "Não foi pelos adeptos que não conseguimos ganhar o campeonato. Só lhes posso estar grato e pedir-lhes desculpa."
Rui Costa disse que também não há nada a dizer sobre o futuro de Di María e recusou falar sobre uma recandidatura à presidência das águias: "A seu tempo saberei decidir o que é melhor para mim e para o Benfica."
"Parabéns bicampeões", escreveu o capitão da seleção portuguesa, formado nos leões, numa história na rede social Instagram, acompanhada por uma fotografia do título do Sporting.
Ronaldo chegou ao Sporting com 12 anos e estreou-se na equipa principal com 17, antes de se transferir em 2003/04 para o Manchester United.
"É o culminar de um grande trabalho", reage Rui Borges, em declarações à SportTV.
O treinador dos leões assume que o Sporting "merecia muito" e admite que a chave foi "o acreditar".
Rui Borges diz que é "apenas o Rui Borges de Mirandela, um rapaz que acreditou no sonho". Deixa ainda um abraço a Rubén Amorim e a João Pereira, considerando que os técnicos "também fazem parte desta vitória".
"A maior felicidade que tenho é treinar o Sporting. (...) É difícil travar quem nasceu para vencer", confessa.
Desde o primeiro dia que acreditei. Acreditei muito, é o concretizar de um sonho. (...) É um mix de emoções, mas não podia estar mais feliz do que estou.
No final da partida, Viktor Gyokeres assumiu estar feliz com o título e com o golo, mas recusou abordar o futuro.
"Estou muito feliz. Foi um jogo muito bom para nós e estou muito feliz pelo golo e pela vitória. Significa tudo. Foi o golo mais importante, porque fechou tudo no último jogo", disse o sueco.
Questionado sobre a próxima época e a continuidade no Sporting, deixou tudo em aberto: "Vamos ver, não sei o que vai acontecer. Ninguém prevê o futuro"
Os jogadores são chamados um a um ao relvaldo, onde dentro de instantes vão levantar a Taça.
Já pode ler-se "bicampeão" nas camisolas.
"No ano passado, quando ganharam o título eu estava na piscina", recorda Quenda, demonstrando-se feliz por estar a viver este momento com o Sporting, ao lado de "ídolos".
"Trabalhei sempre para chegar aqui", assume.
Fim da partida em Alvalade. O Sporting venceu o V. Guimarães por 2-0, há 45 anos que os leões não festavam o título de campeão em casa.
O guarda-redes Rui Silva assumiu-se "muito feliz" por ter assinado pelo Sporting e por sagrar-se campeão nacional.
O internacional português lembrou os jogos difíceis, as lesões e as dificuldades da equipa para destacar "o marco importante na história do clube".
O jogador leonino referiu que a equipa sabia "que o jogo seria muito difícil" e que havia "muita ansiedade" e apontou à Taça de Portugal: "Para a semana há mais"
Pedro Gonçaves é o primeiro a reagir.
Pote diz que a vontade "é continuar", mas sublinha que ainda precisa de recuperar de lesão e, por isso, "logo veremos"
Gyökeres colocou no fundo das redes de pé direito. O sueco ditou, muito provavelmente, o bicampeonato.
Os dragões conseguiram dilatar a vantagem no marcador, com um golo de Samu.
Muito perigo. O internacional moçambicano atirou fortíssimo ao poste, esteve muito perto de fazer o segundo.
O experiente médio internacional português do SC Braga, João Moutinho, foi expulso ao ver o segundo amarelo por falta sobre Belotti.
Já depois da hora de jogo, Pavlidis, assistido por Di María, empatou a partida.
Tudo começou com Quaresma a tirar dois adversários da frente e a lagar para Debast. O belga descobriu Maxi Araújo que tocou para trás e Pote, de primeira, não deu hipóteses: 1-0, em Alvalade.
No jogo das duas lutas, o Santa Clara voltou a marcar e regressou ao quinto lugar do campeonato, que dá acesso à Liga Conferência. O Farense cai para a zona de despromoção e o AVS, que já perde por 3-0, volta a lugar de play-off.
No arranque do segundo tempo, em contra-ataque, Zalazar serviu Ricardo Horta e o internacional português rematou a rasar o poste da baliza de Trubin.
Canto cobrado ao segundo poste por Debast, onde Morita acabou por cabeacar. A bola saiu por cima.
Já em cima do fim da primeira parte, o avançado sueco esteve muito perto do golo, Bruno Varela defendeu.
SC Braga 1-0 Benfica
Sporting 0-0 Vitoria SC
Estoril 4-0 Estrela da Amadora
FC Porto 1-0 Nacional
Farense 1-1 Santa Clara
Arouca 3-1 Boavista
AVS 0-2 Moreirense
Continua tudo em aberto em Alvalade, a equipa de Rui Borges pressiona.
Primeiro Gyokeres, depois Trincão, Bruno Varela encaixou sempre.
Ao intervalo, o Sporting está mais perto de ser bicampeão nacional, já que empata em Alvalade com o Vitória SC e o Benfica perde em Braga. Nas contas pelo pódio, o FC Porto está mais seguro no terceiro lugar, já que vence em casa o Nacional. Na luta pela Liga Conferência, Vitória SC e Santa Clara empatam os seus jogos, com vantagem para os minhotos. Com as derrotas de Boavista, Estrela e AVS, o Farense vai empatando com o Santa Clara e salta para o lugar de play-off. Boavista e AVS e descem diretamente e Estrela da Amadora mantém-se na I Liga.
Num jogo em duas lutas, o Santa Clara colocou-se na frente perante o Farense, o que quer dizer que os açorianos saltaram para o 5.º lugar, que dá acesso Liga Conferência, e os algarvios voltaram para a zona de despromoção, com o AVS a ficar no lugar de play-off.
Na luta pela manutenção na I Liga, as coisas já têm muitos golos. O Estrela da Amadora está a ser goleado por 4-0 pelo Estoril, o AVS vai perdendo por 2-0 com o Moreirense e o Boavista perde por 3-1 com o Arouca. Quem aproveita estes resultados é o Farense, que continua empatado a zero com o Santa Clara e sobe a lugar de play-off.
Aos 38 minutos, Ricardo horta cruzou da direita e Zalazar, em muito boa posição, rematou em esforço para uma defesa apartada de Trubin.
Sporting com mais bola nos minutos iniciais e perto de festejar o golo. Aos oito minutos, Gonçalo Inácio, na sequência do canto cobrado por Trincão, aproveitou uma saída em falso de Bruno Varela para cabecear, mas a bola saiu ao lado.
O Nacional teve oportunidade para igualar a partida, após o árbitro assinalar grande penalidade a seu favor, mas Joel Tagueu falhou. Mantém-se o 1-0 no marcador.
Os leões voltaram a ameaçar. Aos 16 minutos, Geny Catamo passou bem pela direita para Gyokeres, mas o sueco rematou ao lado.
Na conversão da grande penalidade, Zalazar não deu hipóteses a Trubin e abriu o marcador. Benfica mais longe do título.
Novamente na luta pela manutenção, Alanzinho também deixou o AVS a perder com o Moreirense. Em Arouca, Trezza aumentou a desvantagem do Boavista, deixando os axadrezados ainda mais em último.
Quem aproveita é o Farense que salta para lugar de play-off.
Aos 22 minutos, depois de um lance em que Ricardo Horta caiu na área do Benfica, Miguel Nogueira foi chamado ao VAR para ver o lance e assinalou grande penalidade.
Ao minuto 14, Pavlidis ganhou bem a bola na profundidade pela esquerda e puxou para dentro, mas o remate saiu torto.
Na luta pela permanência, o Estoril já vence o Estrela da Amadora por 2-0, com um bis de Begraoui, enquanto o Arouca vence o Boavista, com um golo de Puche.
Neste momento, os despromovidos diretos são Boavista e Farense, enquanto o AVS está em lugar de play-off.
Logo aos seis minutos de jogo, Leandro Barreiro ficou isolado na cara de Hornicek depois de um ressalto, mas o remate do luxemburguês saiu ao lado da baliza bracarense.
Francisco Moura marca no primeiro minuto e dá vantagem aos dragões: FC Porto 1-0 Nacional
SC Braga-Benfica
Sporting-Vitoria SC
Estoril-Estrela da Amadora
FC Porto-Nacional
Farense-Santa Clara
Arouca-Boavista
AVS-Moreirense
O FC Porto joga com o Nacional a partir das 18h00 para a última jornada do campeonato. Os dragões, com mais três pontos do que Braga, têm o terceiro lugar praticamente garantido.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro e Marcano; Martim Fernandes, Alan Varela, Fábio Vieira e Francisco Moura; Pepê, Samu e Rodrigo Mora
Onze do Nacional: Rui Encarnação, Djibril Soumaré, Léo Santos, Zé Vitor, João Aurélio, André Sousa, Matheus Dias, José Gomes, Rúben Macedo, Joel Tagueu, Paulinho Bóia
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Otávio, Tomás Pérez, André Oliveira, André Franco, Gonçalo Borges, William Gomes, Danny Namaso e Deniz Gül
Suplentes do Nacional:César Augusto, Garcia, Chico Gonçalves, Daniel Penha, Chiheb Labidi, Luís Esteves, Jota Garcês, Dudu, Arvin Appiah
Onze do SC Braga: Hornicek; Víctor Gómez, Paulo Oliviera, Niakaté e Chissumba; João Moutinho e Racic; Ricardo Horta, Zalazar e Roger; Afonso Patrão.
Onze do Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Álvaro Carreras; Florentino, Leandro Barreiro e Kokçu; Schjelderup, Pavlidis e Akturkoglu.
Onze do Vitória SC: Bruno Varela; Miguel Maga, Borevkovic, Mikel Villanueva e João M. Mendes; Tiago Silva e Beni Mukendi; Telmo Arcanjo, João Mendes e Gustavo Silva; Nélson Oliveira.
Onze do Sporting: Rui Silva; Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morita, Debast e Maxi Araújo; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves.
Tudo na I Liga joga-se este sábado. Na última jornada da I Liga, falta saber quem será o campeão, quem fica com o terceiro lugar, quem vai à Liga Conferência e quem desce de divisão.
Sporting e Benfica, com igualdade pontual, são as duas equipas a lutar pelo título. Depois do empate da semana passada na Luz, as contas são fáceis de fazer. O Sporting, que joga em casa frente ao Vitória SC, parte em vantagem e será campeão se vencer ou fizer o mesmo resultado do rival lisboeta. Já o Benfica, que vai a Braga, precisa de fazer um melhor resultado do que os leões, ou seja, se vencer, o Sporting tem de empatar ou perder, e se empatar, a equipa de Alvalade tem mesmo de perder.
Uma petição pública lançada na sexta-feira pela associação Avenida da Liberdade, em Lisboa, pede o fim dos festejos futebolísticos no Marquês de Pombal, alegando sobrecarga do espaço, e sugere a sua relocalização para o Parque Tejo.
A petição surge na véspera dos festejos do campeonato da I Liga de futebol masculino 2024/2025, que poderá ser conquistado no sábado pelo Sporting ou pelo Benfica, duas equipas da cidade de Lisboa.
SC Braga-Benfica
Sporting-Vitoria SC
Estoril-Estrela da Amadora
FC Porto-Nacional
Farense-Santa Clara
Arouca-Boavista
AVS-Moreirense
A celebração do título do campeonato português de futebol condiciona este sábado diversas vias em Lisboa, junto ao estádio de Alvalade e ao Marquês de Pombal, além do encerramento de lojas e de quatro estações do Metropolitano.
Este sábado, às 18h00, realizam-se os jogos decisivos da última jornada da I Liga de futebol, nomeadamente o Sporting-Vitória SC, em Lisboa, e o Sporting de Braga-Benfica, em Braga.
