Os "leões" foram ao Estádio do Dragão vencer o FC porto por 3-1 e seguem em frente na competição.
Corpo do artigo
O Sporting afastou o FC Porto da Taça de Portugal em futebol, vencendo por 3-1 e impondo a primeira derrota da época ao adversário, além de quebrar um jejum de triunfos no Dragão, que durava desde 2007.
Um autogolo de Marcano (31) e tentos de Nani (39) e Carrillo (83) construíram o êxito "leonino" enquanto o FC Porto se ficou pelo golo de Jackson Martinez ao minuto 35, jogador que falharia, aos 51, um penalti e a hipóteses de colocar o resultado em 2-2.
Andrés Fernandez na baliza, José Angel na lateral-esquerda, Quintero e Adrian na frente foram novidades no FC Porto, enquanto o Sporting "inovou" com Montero a ponta-de-lança, Capel a extremo, Jonathan Silva na lateral-esquerda e Paulo Oliveira a central.
No final do jogo, o treinador do FC Porto admitiu a necessidade de corrigir «erros que têm custado golos» à equipa. Julen Lopetegui
«Numa final destas caraterísticas, se tens erros em golos e momentos decisivos, são os detalhes que marcam as finais. Hoje, nos dois primeiros golos, oferecemos demasiado. E, infelizmente, falhamos um penalti. Foi mais demérito nosso do que ações de futebol generalizadas do Sporting. Tivemos situações muito claras, mas não tivemos sorte. E isso custou-nos ser eliminados em competição», adiantou Julen Lopetegui.
Marco Silva, treinador do Sporting, considerou que a equipa foi superior e dedicou a vitória aos adeptos.
«A nossa forma de entrar em jogo é quase sempre esta, não foi por estar a jogar contra o FC Porto. Tinha dito isso, não ia alterar. Entrámos forte, com personalidade, sem receio e com humildade, a perceber que do outro lado estava uma equipa forte. Mostrámos capacidade coletiva, estivemos muito organizados, estou muito satisfeito», disse.
Os "dragões" são assim a terceira equipa da primeira Liga a cair nesta eliminatória, juntando-se a Estoril-Praia e Boavista, eliminados também este sábado.
Ficha do jogo:
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.
FC Porto - Sporting, 1-3. Ao intervalo: 1-2.
Marcadores: 0-1, Marcano, 31 minutos (própria baliza). 1-1, Jackson Martínez, 35. 1-2, Nani, 39. 1-3, Carrillo, 83.
Equipas:
- FC Porto: Andrés Fernández, Danilo, Maicon, Marcano, José Ángel, Herrera, Casemiro (Rúben Neves, 46), Quintero, Óliver Torres (Tello, 46), Adrián López (Brahimi, 74) e Jackson Martínez. (Suplentes: Fabiano, Tello, Diego Reyes, Rúben Neves, Brahimi, Quaresma e Aboubakar). Treinador: Julen Lopetegui.
- Sporting: Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Maurício, Jonathan Silva, João Mário (Rosell, 85), William Carvalho, Adrien Silva, Nani, Diego Capel (Carrillo, 78) e Montero (Slimani, 70). (Suplentes: Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Naby Sarr, Rosell, Carlos Mané, Carrillo e Slimani). Treinador: Marco Silva.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Casemiro (20), Nani (29), Maurício (51), Danilo (55), Jonathan Silva (71), Cédric (75) e Adrien Silva (81).
Assistência: 36.869 espetadores.