
Sporting - Moreirense
Global Imagens
Os "leões" empataram, esta noite, na recepção ao Moreirense, da Liga de Honra, em encontro da segunda jornada do Grupo A da Taça da Liga.
Corpo do artigo
O treinador do Sporting, Domingos Paciência, manteve os jogadores habituais, mas concedeu a titularidade ao guardião brasileiro Marcelo e incluiu Carriço no meio-campo, enquanto o uruguaio Ribas voltou a ocupar o lugar de ponta-de-lança.
Jorge Casquilha, técnico do Moreirense, apresentou um esquema em 4-2-3-1, no qual o brasileiro Tales e o maurício Bru faziam de "tampão" no meio campo, deixando Ghilas a solo na frente.
Sempre que os "leões" variavam de flanco, um adversário a mais surgia ao caminho, de olho nos espaços cedidos pela defesa sportinguista. Só de bola parada, aos 17 minutos, o holandês Schaars incomodou o guarda-redes Ricardo.
Mais tarde, após Ghilas aproveitar uma "avenida" perto da área "verde e branca" e testar os reflexos de Marcelo, a equipa da casa aproveitou o balanceamento ofensivo do Moreirense para inaugurar o marcador.
A defesa Moreirense não conseguiu aniquilar completamente um contra-ataque dos "leões" e o alívio acabou por bater num companheiro de equipa, no chão, e rumar a Capel, que, sem dificuldade, inaugurou o marcador, aos 28 minutos.
Novo "buraco" defensivo do Sporting deu espaço a Luís Pinto para cruzar da direita, com conta, peso e medida para o Ghilas, que empatou a partida, aos 35 minutos.
Nos primeiros 20 minutos da segunda parte, já com o chileno Matias Fernandez e Bojinov nos lugares de Carriço e Ribas, o Sporting apareceu mais veloz e criativo, mas sem poder de definição capaz de incomodar o competitivo Moreirense.
Com o cronómetro a não dar tréguas, a clarividência foi sendo perdida pelos da casa, ao passo que os visitantes aparentavam uma calma na hora do "aperto", sem descurar algumas incursões até à baliza de Marcelo.
Mesmo um penalti, já nos descontos, por alegada falta de Augusto sobre Jeffren, originou discussão entre Matias e Bojinov sobre a marcação do mesmo e o búlgaro permitiu a defesa a Ricardo, incendiando as bancadas de Alvalade, cujos adeptos já não saboreiam uma vitória desde a recepção ao Marítimo (3-0), na Taça de Portugal, a 22 de Dezembro, seguindo-se quatro empates e uma derrota em todas as provas.
Equipas:
- Sporting: Marcelo, João Pereira, Onyewu, Rodriguez, Ínsua, Elias, Carriço (Matias Fernandez, 46), Schaars, Carrillo (Jeffren 69), Ribas (Bojinov, 46) e Capel.
Suplentes: Rui Patrício, Evaldo, André Santos, Renato Neto, Jeffren, Matias Fernandez e Bojinov
- Moreirense: Ricardo, Chico, Anilton, Pinto (Ricardo Fernandes, 76), Augusto, Tales, Bru (Júlio César, 57), Luís Pinto (Wagner, 73), Filipe Gonçalves, Pintassilgo e Ghilas.
Suplentes: Ferreira, Bruno Moreira, Robson, Júlio César, Ricardo Fernandes, João Vicente e Wagner
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Augusto (64 e 90+2), Júlio César (65), Pintassilgo (67), Tales (78), Ghilas (80), João Pereira (82). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Augusto (90+2).
A assistir a este encontro no estádio de Alvalade estiveram 17.440 espectadores.