O Sporting somou o seu terceiro jogo seguido sem ganhar, ao empatar em Coimbra a um golo. De penalty, Wilson Eduardo deu vantagem à Académica, van Wolfswinkel empatou aos 78 minutos.
Corpo do artigo
O Sporting não foi além de um empate a um golo na deslocação ao reduto da Académica, uma igualdade que deixou os leões provisoriamente a cinco pontos dos lugares europeus.
A equipa leonina foi a primeira a criar perigo num remate de Eric Dier, aos 14 minutos, contudo, foi a formação da casa quem primeiro chegou ao golo, numa grande penalidade provocada pelo defesa estreante Fokobo, que rasteirou Hélder Cabral.
Aos 26 minutos, Wilson Eduardo, emprestado pelo clube de Alvalade aos "estudantes", converteu o penalty e deu vantagem à Académica que, aos 31, poderia ter ampliado a vantagem por Makelele, que não conseguiu emendar um cruzamento.
Até ao final da primeira parte, foi o guardião leonino que esteve em destaque, ao se opor a um grande remate de Makelele, aos 37 minutos, e depois a um desvio de John Ogu após um canto, aos 41.
Na segundo tempo, Rui Patrício voltou a evitar que a Académica ganhasse ainda mais vantagem, ao desviar um cabeceamento de Ogu após canto de Rodrigo Galo, aos 58 minutos.
A partir daqui, o Sporting tomou conta do jogo e começou a criar mais perigo, com Carrillo a atirar de cabeça, aos 76 minutos, ligeiramente ao lado da baliza de Ricardo.
Dois minutos depois, van Wolfswinkel marcou mesmo e empatou a partida ao desviar com sucesso um cruzamento de Joãozinho.
A um minuto do fim, o Sporting poderia mesmo ter passado para a frente do marcador, mas o remate do marroquino Labyad foi ao poste da baliza de Ricardo.
Para além de continuar longe dos lugares que dão acesso às provas europeias, o Sporting continua a ter o segundo pior ataque do campeonato, com 21 golos, e permanece com um saldo negativo de golos, uma vez que já sofreu 26 tentos.
Sob a arbitragem de Hugo Pacheco, do Porto, no Estádio do Cidade de Coimbra, com a assistência de 6086 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Académica: Ricardo, Rodrigo Galo, João Real, Ferreira, Hélder Cabral, Keita (Bruno China, 35), Makelele, Marcos Paulo, John Ogu (Afonso, 90), Marinho (Saleiro, 80) e Wilson Eduardo.
Suplentes: Peiser, João Dias, Flávio, Bruno China, Saleiro, Afonso e Amessan.
Sporting: Rui Patrício, Joãozinho, Tiago Ilori, Fokobo (Carrillo, 46), Cédric, Rinaudo, Eric Dier, Adrien (André Martins, 66), Capel, Bruma (Labyad, 46) e Van Wolfswinkel.
Suplentes: Marcelo, Jeffren, Carrillo, Árias, Labyad, André Martins e Zezinho.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Fokobo (25), Cédric (45), Hélder Cabral (74), Marcos Paulo (78) e Ricardo (90+3).