Duas reviravoltas depois, Sporting vence E. da Amadora e continua isolado na frente
Os leões venceram o Estrela da Amadora por 3-2 e continuam isolados na frente da I Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting recuperou este domingo a liderança isolada da I Liga, ao vencer o Estrela da Amadora, por 3-2, no Estádio José Alvalade, depois de ter estado em desvantagem no jogo da 10.ª jornada.
Os leões colocaram-se em vantagem ainda na primeira parte, aos 33 minutos. O golo começou a desenhar-se num lance individual de Gyokeres na esquerda, a desmontar a defesa do Estrela da Amadora. E terminou com um remate de Daniel Bragança, de primeira, à entrada da área.
Aos quatro minutos do segundo tempo, o Estrela da Amadora empatou através de um penálti. O árbitro assinalou por mão na bola de Coates, que entrou de carrinho após um cruzamento de Léo Jaba e jogou a bola com a mão no ar. Chamado a converter, Léo Jaba não deu hipóteses e atirou bem puxado ao post. Adán ainda acertou com o lado, mas não chegou à bola.
A equipa da Amadora passou para a frente do marcador cinco minutos depois. Kikas recebeu bem a bola e atirou forte para o 1-2. O meio-campo do Sporting permitiu o contra-ataque e Coates e Diomande foram batidos com uma bola nas costas.
Os leões empatam aos 72 minutos. Numa jogada individual, Edwards correu da direita para o meio, deixou quatro adversários para trás e atirou em jeito para o fundo da baliza de António Filipe.
A segunda cambalhota da noite no marcador surgiu aos 79 minutos. Depois de um cruzamento brilhante de Edwards, Paulinho fez o seu sexto golo na Liga.
Invicto neste campeonato, o Sporting regressa ao primeiro lugar, ao somar 28 pontos, ultrapassando o Benfica, que no sábado tinha ocupado a liderança à condição e é novamente segundo, a três pontos dos rivais da próxima jornada. Já o Estrela da Amadora, que tinha vencido os dois anteriores jogos para a I Liga, é nono, com 11.
Logo aos 2 minutos surge a primeira bola aérea do Estrela da Amadora, mas sem perigo. Cinco minutos depois, jogada muito bonita do Sporting, a criar o primeiro lance de perigo. O Estrela da Amadora está a pressionar muito alto e acaba por abrir espaços.
Aos 8 minutos, Daniel Bragança cai na grande área. Fica a queixar-se de um toque e pede penálti, mas o árbitro nada assinala. Logo a seguir é a vez de Matheus Reis cair na área. Os elementos do corpo técnico da equipa de Alvalade ficam a pedir grande penalidade. Coates diz ao árbitro para ouvir o VAR. Para já não se assinala nada.
https://tsf.vsports.pt/embd/90863/m/16653/tsf/8d848dca0cfe2f15274d9f5abce02a3c?autostart=false
Dois minutos depois, Daniel Bragança caiu na área do Estrela da Amadora e ficou a reclamar penálti, mas o árbitro mandou jogar.
https://tsf.vsports.pt/embd/90862/m/16653/tsf/6db000473d29674be9d2c10feddf9082?autostart=false
A equipa visitante continua, perto dos 20 minutos de jogo, a fechar a porta. Tem cinco jogadores na área e quatro a rodear a intermediária. Os adeptos estão animados nas bancadas. Tentam espevitar a equipa do Sporting.
Os leões têm muito mais bola do que o Estrela da Amadora. Dominam a partida por completo. Aos 25 minutos, Pedro Gonçalves faz um remate seco, à malha lateral. Fica mais um aviso do Sporting. Os estrelistas não conseguem sair de trás.
Três minutos depois, Leo Jabá, na cara do guarda-redes, faz um chapéu e marca, mas o árbitro assinala falta a Coates. Os jogadores do Estrela nem protestam, mas os milhares de adeptos estrelistas ainda festejaram golo.
À passagem da meia-hora de jogo, aos 33 minutos, um lance individual de Gyokeres na esquerda desmonta a defesa do Estrela da Amadora. A bola chega depois a Daniel Bragança que remata de primeira, à entrada da área, e faz o 1-0 para o Sporting.
https://tsf.vsports.pt/embd/90864/m/16653/tsf/03f6dd81e36c8f03c3c0e1a43a9e2a64?autostart=false
Aos 42 minutos, Gyokeres cruza atrasado para Pote, que não conseguiu chegar. Pedro Gonçalves estava em boa posição, mas a defesa do Estrela da Amadora esteve muito bem a cortar. O árbitro dá um minuto de tempo extra.
Apita André Narciso! É tempo de intervalo. Aplausos em Alvalade, com o Sporting em vantagem.
Recomeça o jogo em Alvalade! Aos 48 minutos, o árbitro assinala penálti para o Estrela da Amadora. Coates leva o braço à bola e os jogadores do Sporting nem protestam. Chamado a converter, Leo Jabá não desperdiça. Está feito o empate! A festa é dos adeptos tricolor em Alvalade. Foi um penálti muito bem executado. Adán ainda adivinhou o lado para o qual ia a bola, mas o pontapé foi fulminante.
https://tsf.vsports.pt/embd/90868/m/16653/tsf/939859ff91687b69b949401a074bfd19?autostart=false
O Estrela dá a volta aos 55 minutos! Kikas recebe bem a bola e atira forte para o 1-2. O meio-campo do Sporting permite contra-ataques e Coates e Diomande foram batidos com uma bola nas costas.
https://tsf.vsports.pt/embd/90869/m/16653/tsf/782a3efe2facd3276fbb6ec9d8266515?autostart=false
Os adeptos do Sporting estão a ficar desesperados. Edwards não se está a entender nada bem com Gyokeres. Aos 69 minutos há alguma apreensão na pequena área do Estrela da Amadora. O guarda-redes pediu à equipa médica que entrasse rapidamente para assistir o jogador que está caído. É Erivaldo, que caiu mal.
Aos 71 minutos, numa grande jogada, Edwards apareceu do nada e marcou um golo à Messi! Entrou na área, passou por vários jogadores e colocou a bola no fundo da baliza de António Filipe.
https://tsf.vsports.pt/embd/90873/m/16653/tsf/4bda96746c29132cc98714f876641f2d?autostart=false
O Sporting está galvanizado e a ir com tudo na pressão. Paulinho, aos 78 minutos, marca para o Sporting. É o 3-2! O estádio está ao rubro, todos festejam, até os suplentes!
https://tsf.vsports.pt/embd/90874/m/16653/tsf/1d859db8cfa38b0873e5fef5e67164bc?autostart=false
Aos 82 minutos, a defesa da noite. António Filipe vai buscar a bola onde a coruja dorme e evita o golo de Pedro Gonçalves. Estão 38 408 espectadores a assistir ao jogo em Alvalade. Seis minutos depois, Nuno Santos cruza e a bola quase entrou. António Filipe, com uma sapatada em cima da linha, evitou o golo de Trincão.
O árbitro dá 8 minutos de compensação. Os adeptos não gostam. Muitos assobios em Alvalade. Ao minuto 90+5, grande oportunidade para o Sporting matar o jogo. Edwards tentou oferecer o golo a Gyokeres que atirou por cima da baliza de António Filipe. A defensiva do Estrela da Amadora já está muito cansada.
Terminou o jogo!
Onze do Sporting: Adán; Diomande, Coates e Matheus Reis; Esgaio, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves.
Onze do Estrela da Amadora: António Filipe; Omorwa, Kialonda e Miguel Lopes; Jean Felipe, Aloísio Souza, Leonardo e João Reis; Ronald, Leo Jabá e Mansur.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Fresneda, St. Juste, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Dario Essugo, Trincão, Geovany Quenda e Paulinho.
Suplentes do Estrela da Amadora: Wagner, Hevertton, Erivaldo Almeida, Keliano, Nkanyiso Shinga, Vitó, André, Ronaldo Tavares e Kikas.