O vice-campeão Sporting fechou hoje a sua participação na I Liga de futebol 2013/14 com a primeira derrota em casa, ao perder por 1-0 com o Estoril, quarto classificado, na 30.ª e última jornada.
Corpo do artigo
Um triunfo que mantém invicto o treinador Marco Silva diante dos "leões". Desde que assumiu o comando técnico do Estoril-Praia, em 2011/12, somou, com o jogo de hoje, três triunfos e dois empates.
Num encontro apenas para cumprir calendário - Sporting tinha já garantido o segundo lugar e o Estoril-Praia o quarto -, os comandados de Marco Silva mostraram desde cedo que se tinham deslocado ao Estádio de Alvalade para conquistar os três pontos.
Assente no habitual "4-2-3-1", o Estoril-Praia chegou ao golo logo aos cinco minutos, quando Evandro converteu uma grande penalidade a castigar falta de Rojo sobre Bruno Lopes.
O Sporting, disposto em "4-3-3", conseguiu ter maior domínio de bola, mas, no último terço do terreno, surgia algo apático, motivo pelo qual o treinador Leonardo Jardim retirou Carrillo (saiu debaixo de um coro de assobios), aos 38 minutos, e colocou em campo Carlos Mané, para dar maior velocidade nos flancos.
O "baixinho" André Martins assumiu a batuta do jogo, foi dos pés dele que saíram as melhores ocasiões de golo no primeiro tempo, e por intermédio dele que aconteceu o caso do encontro.
Aos 19 minutos, numa disputa de bola com Tiago Gomes, atirou-se para o chão, enganando o árbitro bracarense Jorge Ferreira, que assinalou castigo máximo. Na cobrança, o guarda-redes Vagner defendeu o remate de Adrien Silva.
O guardião estorilista voltou a estar em destaque pouco depois, aos 30 minutos, quando André Martins, de fora da área, o obrigou a uma defesa a dois tempos.
Ao intervalo, disposto a tudo, Leonardo Jardim, tirou William Carvalho e aumentou poder de fogo do Sporting, ao colocar na frente de ataque Slimani.
Uma alteração que mexeu positivamente com o rendimento dos "leões", que surgiram com maior perigo no último terço dos "canarinhos" e que obrigou Marco Silva a pedir maior contenção à equipa, apostando no ataque rápido em detrimento do organizado.
Aos 61 minutos, Slimani quase empatou o encontro. O argelino fugiu pela direita e cruzou de pé esquerdo à procura de Montero, a bola sai muito torta e bateu na trave. Antes, aos 53, tinha sido Jefferson, de livre direto, a rematar ligeiramente ao lado do poste direito de Vagner.
A entrada, aos 77 minutos, para o lugar de Capel, do egípcio Shikabala, que fez a estreia na I Liga, parecia ser a mola galvanizadora que faltava aos "leões", já que a primeira vez que tocou na bola fez tremer a defensiva "canarinha" passando a bola Jefferson, que cruzou para o cabeceamento perigoso de Montero, mas acabou por não ser aquilo que o Sporting precisava para garantir pontos na última jornada do campeonato.
Em dia de estreias, Marco Silva também aproveitou para meter em campo Luiz Phellype e João Coimbra, que fizeram os primeiros minutos da época com a camisola do Estoril-Praia na I Liga.