O Sporting encurta a distância para o líder Benfica, que tem mais dois pontos do que os leões. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting venceu, esta quarta-feira, o Gil Vicente por 3-1 num jogo cujo resultado virou em apenas três minutos. Lucas Mineiro marcou para os gilistas aos 52' mas, aos 81', Sporar fez o empate que inspirou o golo da reviravolta, assinado por Tiago Tomás, aos 84', ambos jogadores que tinham saído do banco leonino. Pedro Gonçalves, aos 90+6, fez o 3-1 final que leva os leões ao segundo lugar do campeonato, com menos dois pontos do que o líder Benfica.
Aos 37 segundos já havia cartões amarelos a registar: foi João Palhinha quem viu a sanção de André Narciso. Depois de uma entrada muito forte no jogo, os leões começaram a perder-se na luta disputada a meio-campo, o que permitiu aos gilistas ganhar conforto na partida.
Aos 11 minutos, Nuno Santos surge a desmarcar-se em profundidade e, à saída de Denis, ainda fez a bola passa por cima do guarda-redes, mas depressa a defesa gilista recuperou para acabar com o perigo.
Foi sobretudo através dos corredores laterais que o Sporting procurou criar perigo, ora com recurso a Nuno Santos ora a Pedro Gonçalves, e sempre sem abdicar da construção a partir dos defesas centrais.
O jogo estava de tal forma parado que, aos 35', o guarda-redes do Gil Vicente, Denis, já levava cartão amarelo por perder tempo. Por esta altura, por estranho que pareça, grande parte do perigo criado pelos leões dentro da grande área do Gil Vicente tinha origem em... Coates.
As estatísticas ao intervalo mostravam um domínio do Sporting, com 61% de posse de bola e nove remates, mas apenas três à baliza e os três defendidos por Denis com facilidade. O Gil Vicente não registava remates à baliza. No regresso dos balneários, Leautey rendeu Kanya na equipa gilista.
Dada a passividade do Sporting, aproveitou o Gil Vicente para marcar. Talocha bate um livre a partir da direita e Lucas Mineiro surge a desviar levemente a bola para o fundo da baliza defendida por Adán.
https://www.vsports.pt/embd/61382/m/7000/tsf/af909e80861e6342806fb659dbc1cc67?autostart=false
Há que destacar também a exibição de Miullen, ponta de lança gilista que ganhou a falta e que ia segurando a bola no ataque, dando muita luta à defesa leonina. Para responder ao golo, Rúben Amorim tirou Neto e Matheus Nunes para lançar Sporar e Tiago Tomás. Nuno Mendes passava a jogar como defesa central descaído para a esquerda.
Aos 68', Sporar cai na grande área depois de combinar com Tiago Tomás. O ponta de lança pede penálti mas foi mesmo o próprio quem viu o amarelo por simulação. Rúben Amorim aumentou então a pressão: entrou Daniel Bragança para o lugar de Pedro Porro. Tiago Tomás passou a fazer toda a lateral direita.
E, de repente, tudo mudou. Aos 81', Nuno Santos e Nuno Mendes combinam na esquerda e deixam para Pedro Gonçalves, que cruza. Nuno Santos desvia a bola ao primeiro poste e, ao segundo, Sporar só teve de encostar.
https://www.vsports.pt/embd/61385/m/7000/tsf/10479e8621618a78620a1a1e00bc52b3?autostart=false
Três minutos depois, Sporar ganha a frente à defesa gilista e, após um passe a rasgar da autoria de Daniel Bragança, Tiago Tomás surge em esforço a rematar para o fundo da baliza.
https://www.vsports.pt/embd/61386/m/7000/tsf/5b48b8c712d7a98a27b23f11933b7274?autostart=false
Com recurso a dois jogadores que tinham saltado do banco, a equipa de Rúben Amorim dava a volta a um jogo que parecia não ser capaz de virar a seu favor. Aos 90+6', Pote deu um pontapé na partida para fazer o 3-1 final.
https://www.vsports.pt/embd/61387/m/7000/tsf/e382a386cd5adb4a1d4ebbf200d47a09?autostart=false
Onze do Sporting: Adán, Luís Neto, Coates, Feddal, Pedro Porro, Nuno Mendes, Matheus Nunes, João Palhinha, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Jovane Cabral
Onze do Gil VIcente: Denis, Joel Pereira, Rodrigo, Rúben Fernandes, Ygor Nogueira, Talocha, João Afonso, Kanya, Lucas Mineiro, Samuel Lino, Miullen
O jogo entre o Sporting e o Gil Vicente foi arbitrado por André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.
Suplentes do Sporting: Maximiano, Borja, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Daniel Bragança, Sporar, Tiago Tomás, Plata e Pedro Marques.
Suplentes do Gil Vicente: Daniel Fuzato, Souley, Claude Gonçalves, Leautey, Vitor Carvalho, Leandrinho, Lourency, Bouba e Renan Oliveira.