Sporting oficializa vendas de Quenda e Essugo ao Chelsea por valor até 74 milhões de euros
Os leões comunicaram as transferências à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Corpo do artigo
O Sporting oficializou esta quarta-feira as vendas de Geovany Quenda e Dário Essugo ao Chelsea por um valor total de até 74 milhões de euros.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões anunciam "um acordo global com o Chelsea para a transferência, a título definitivo, dos direitos desportivos dos jogadores Geovany Quenda e Dário Essugo, pelo valor total de até € 74.408.816,32".
Descrevendo os dois negócios, o Sporting afirma que o valor referente à venda de Geovany Quenda é de 52,1 milhões de euros, dos quais 50,8 são "uma parcela fixa", acrescendo uma "parcela variável" de 1,3 milhões de euros "em função da verificação de determinados objetivos relacionados com o desempenho desportivo do jogador no decorrer da época desportiva 2025/2026, sendo que o jogador continuará a prestar a sua atividade junto da Sporting até ao final da época desportiva 2025/2026".
O mecanismo de solidariedade será "suportado em partes iguais pelo Sporting e pelo Chelsea", enquanto os encargos de intermediação correspondem a 3,55 milhões de euros.
Quanto a Dário Essugo, que se encontra emprestado ao Las Palmas, a transferência será feita por 22,3 milhões de euros. Também neste caso, o mecanismo de solidariedade será dividido entre Sporting e Chelsea e os encargos com serviços de intermediação correspondem a 999,7 mil euros.